Asla Medeiros e Sá

Doutora em Ciências, com ênfase em Computação Gráfica pelo IMPA - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2006). Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999).Tem experiência de participação em projetos envolvendo aplicação de técnicas de Computação Gráfica em contextos de criação e preservação de acervos culturais.

Desde o período do doutorado participou de iniciativas de digitalização de objetos tridimensionais para aplicações de preservação de acervos e realidade virtual, tema de sua tese. Em particular, durante o doutorado, em 2003, participou de visita de pesquisa com duração de três meses ao Max Planck Institut für Informatik em Saarbruecken, na Alemanha, onde inseriu-se em um projeto de otimização de posicionamento de câmera para aquisição de propriedades fotométricas de objetos tridimensionais com geometria complexa.

Entre 2006 e 2008 participou como consultora do Tecgraf, na PUC-Rio, da obtenção de dados das Ruínas do Convento de São Boaventura em Itaboraí, RJ, para fins de construção de sistemas de realidade aumentada. Em 2012 fez um pós-doutorado no Cultural Informatics Research Group, na Universidade de Brighton, na Inglaterra, ocasião em que se envolveu com a área de impressão 3D. Coordenou entre 2008 e 2012 o projeto MIST-Imagens na Fundação Getulio Vargas em que aplicou técnicas de Visão Computacional e Inteligência Artificial para extração automática de dados do acervo de fotografias históricas do CPDOC/FGV.

Email: 

Áreas de interesse: 

Visualização de informação
Computação Gráfica e Aplicações
Aquisição e gestão de acervos de imagens históricas
Digitalização de objetos tridimensionais
Impressão 3D