Juan Carlos Jimenez

Professor titular do Departamento de Matemática Interdisciplinar do Instituto de Cibernética, Matemática e Física (ICIMAF), Havana. Possui Doutorado em Ciências Matemáticas e Mestrado em Física Nuclear pela Universidade da Havana. É líder de múltiplos projetos de pesquisa em programas nacionais e internacionais. Tem sido professor visitante do Institute of Statistical Mathematics (Tóquio, Japão), Tohoku University (Sendai, Japão), Centro de Investigação em Matemática (Guanajuato, México), University of Technology (Sydney, Australia),  Universidad de Concepción (Chile), International Center for Theoretical Physics (Trieste, Itália), entre outros. Pelo seu trabalho de pesquisa tem recebido vários prêmios e reconhecimentos da Academia de Ciências de Cuba.

Suas principais áreas de interesse incluem simulação e identificação de sistemas dinâmicos determinísticos e aleatórios, aproximação e aplicações.

Email: 

Áreas de interesse: 

Integração e inferência de sistemas dinâmicos determinísticos e estocásticos, com ênfases em sistemas modelados por: equações diferenciais ordinárias, estocásticas, aleatórias, com retardo.
Análise qualitativa de sistemas dinâmicos determinístico e aleatórios
Processos estocásticos
Métodos numéricos
Identificação, predição e controle de sistemas dinâmicos a partir de dados reais.
Análise de series temporal com ênfases em dados biofísicos, financeiros, epidemiológicos e neuro-fisiológicos