Mostafa Adimy

Obteve PhD em matemática aplicada na Université de Pau (França), em 1991, e a Habilitação na mesma universidade em 1999.

De 1992 a 2004, foi professor associado na Université de Pau (Laboratório de Matemática Aplicada). Desde 1991, ensinou uma ampla gama de cursos em vários níveis, principalmente nas Universités de Pau, Bordeaux e Lyon. Estes cursos incluem biologia matemática, equações diferenciais ordinárias e parciais, sistemas dinâmicos, equações diferenciais de atraso, etc.

Em 2005, passou um ano de delegação no CNRS (Université de Bordeaux), e desde 2006 a 2008, foi pesquisador júnior no grupo de pesquisa Inria ANUBIS (Centro de pesquisa Inria de Bordeaux). A atividade de Anubis pesquisa se dedicava à modelagem e controle da evolução espaço-temporal de populações biológicas.

Desde setembro de 2009, é pesquisador sênior do INRIA francês (Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique) e da Université de Lyon (Institut Camille Jordan). É o líder do grupo de pesquisa Inria Dracula, que realiza pesquisas sobre a modelagem multi-escala da dinâmica celulares com aplicações a hematopoiese (o processo que começa com células estaminais hematopoiéticas (HSC) primitivas e resulta na formação de células maduras: células vermelhas do sangue , glóbulos brancos e plaquetas).

Desde que se juntou ao Inria de Lyon, sua pesquisa é focada em biologia matemática, modelagem, principalmente, da proliferação e diferenciação celular (durante a hematopoiese por exemplo) e seus distúrbios. Ele é autor ou co-autor de cerca de 65 artigos de jornais e dirigiu 8 teses de doutorado sobre este assunto.

Email: 

Áreas de interesse: 

Biologia Matemática