Rachit Agarwal

Rachit Agarwal obteve seu PhD  em Ciência da Computação e Telecomunicações na Universidade  Pierre et Marie Curie, em Paris em 2013 no laboratório situado na Telecom SudParis.  O título da tese foi “Aumentando a disseminação de informação em redes sem fio”.

Seus interesses de pesquisa abrangem  principalmente as áreas relacionadas às TIC,  especialmente  relacionadas  com o Internet das Coisas. Para  ser mais específico, ele está interessado  dentro  desse campo de pesquisa em aspectos da mobilidade humana, tecnologias semanticas  de armazenamento de dados para o Internet das Coisas, Ciência das redes e Cidades Inteligentes. Seu objetivo é a construção de soluções de middleware  permitindo  computação onipresente  ou em larga escala e que possam ser facilmente implementadas.

Desde Fevereiro  de 2014, ele ocupa  uma  posição de ps-doutorando/en- genheiro de pesquisa no Centro  Inria  de Paris, onde é associado ao grupo de pesquisa Inria MiMove. No passado,  ele trabalhou também com a Red Bull Racing Team (equipe de NASCAR, agora parada), EUA como consultor analista  programador para cerca de 5 meses e no IIT Kanpur  como investigador associado sênior, por mais de um ano.

No Inria, ele está atualmente envolvido em projecto europeu H2020 chamado FIESTA-IoT (acronimo para Federated Interoperable Semantic IoT/ cloud Testbeds and Applications).  Dentro de FIESTA-IoTs, ele é responsável de duas tarefas (desenvolvimento  de modelo semantico e implantação do experimento)  e é um contribuinte para  9 outras tarefas. No passado ele esteve envolvido no sucedido projeto  3cixty do EIT Digital, cujo alvo é fornecer uma visão personalizada da cidade ao viajante.

Ele é também vice-principal  investigador da equipe associada Sarathi (uma equipe de pesquisadores do INRIA e do IIIT Delhi) que visa construir um sistema de recomendação para fornecer ao viajante  dentro de uma cidade conselhos sobre seu itinerário. Também deu parte  de um curso de nível de Mestrado  chamado  “Gestão de dados ambientes  e internet  dos objetos” na Universidade  de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines.

Email: 

Áreas de interesse: 

Internet das Coisas