Geometria em Aplicações

Ementa: 

Explorar conceitos de geometria através de ferramentas computacionais em contextos de aplicações práticas. Simetrias e Isometrias. Transformações Geométricas e suas Matrizes. Aplicações em robótica, simulação de objetos físicos, animação de objetos gráficos, engrenagens e arte generativa.

Bibliografia

Obrigatória: 

  • Walter Meyer, "Geometry and its Applications", Elsevier
  • John Bryant and Chris Sangwin, "How Round is your Circle? Where Engeneering and Mathematics Meet", Princeton University Press
  • Apostila de Geogebra

Complementar: 

  • William Barker, Roger Howe, "Continuous Symetry: From Euclid to Klein", AMS;
  • Gerard Venema, "Exploring Advenced Euclidean Geometry with Geogebra", Mathematical Association of America;
  • Computação Gráfica, Luiz Velho e Jonas Gomes, SBM;
  • Getting started with Processing, Ben Fry;
  • Elon Lages Lima, "Isometrias", SBM.

Período: 

  • Eletiva