Aplicação de Métodos não Supervisionados - Estudo Empírico com os dados de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro

Aluno(a):

• Otto Tavares

Data:

20/12/2016 - 10:00

Local:

Praia de Botafogo, 190, auditório 1333 - Rio de Janeiro, RJ

Resumo:

Este trabalho é uma abordagem multidisciplinar, o qual aplica-se a metodologia de matemática aplicada, em específico, aprendizagem não supervisionada, a dados de segurança pública. Busca-se identificar a semelhança entre batalhões da polícia, utilizando métodos de clusterização de modo a otimizar numericamente o critério de avaliação de McClain. Além da otimização, busca-se uma abordagem intuitiva do modelo de clusterização hierárquica, para posteriormente extrair ordem no padrão criminal dos clusters e, finalmente, aplicar o modelo de classificação OLogit, utilizando variáveis características desses clusters. Encontramos evidência de clusterização dos dados e significância na utilização de dados socioeconômicos e de policiamento na ordenação dos clusters.

*Texto enviado pelo aluno.

Membros da banca:

• Moacyr Alvim Horta Barbosa da Silva (orientador) – FGV/ EMAp