Desenvolvimento de um sistema de baixo custo para contagem automática de ovos de Aedes aegypti utilizando técnicas de processamento de imagem

Aluno(a): 

  • Leon Diniz Alves

Data: 

29/04/2016 - 14:00

Local: 

Praia de Botafogo, 190, auditório 317 - Rio de Janeiro, RJ

Resumo: 

O mosquito Aedes aegypti, popularmente conhecido como mosquito da dengue, é um importante vetor de arboviroses como a própria dengue, a chikungunya, a zika e a febre amarela em seu ciclo urbano. Apesar de constantes esforços vindos do Governo para controlar a população do mosquito, o risco de epidemias é ainda grande, como pode ser visto nos recentes casos de zika no estado da Bahia e nas atuais epidemias de zika em outras partes do país.

O monitoramento entomológico é uma maneira de melhorar a capacidade de predição e na detecção precoce de epidemias. O controle entomológico é majoritariamente baseado no índice larvário, o qual lista a quantidade de casas infectadas ou a quantidade de ovos de Aedes coletados em palhetas em ovitrampas. Apesar de o primeiro ser o mais usado, o segundo é mais barato, efetivo e sensível a ovos deste particular mosquito.

A contagem dos ovos coletados em ovitrampas é feita manualmente, a qual demanda tempo, profissionais qualificados para o manuseio de equipamento laboratorial (lupas e microscópios) e conhecimento entomológico. Espera-se criar um método de contagem automática de ovos que possibilite acelerar o trabalho feito pelos profissionais em controle entomológico.

O processo de contagem dos ovos consiste em quatro passos: a) Fotografar as palhetas em ovitrampas utilizando de uma câmera de celular; b) Transformar as fotos em uma imagem binarizada, removendo todos os elementos que não são ovos; c) Contar a área de cada elemento; d) A partir do uso de um classificador, estimar a quantidade de ovos baseado na área de cada elemento. O objetivo deste trabalho é prover um aplicativo de celular e um protocolo para aquisição de imagens para contagem dos ovos com as seguintes características: facilidade de uso, alta acurácia e custo baixo.

Membros da banca: 

  • Flavio Codeço Coelho (Orientador) - FGV/EMAp
  • Eduardo Fonseca Mendes - FGV/EMAp
  • Thais Irene Souza Riback - Fiocruz
  • José Bento Pereira Lima - Fiocruz