Estudo de aplicações de Processos Gaussianos na predição de valor de oferta de venda de apartamentos

Aluno(a):

• Renan Lima Novais

Data:

18/05/2018 - 10:00

Local:

Sala da Congregação FGV EMAp (5º andar)

Resumo:

O método de regressão (krieging) via Processos Gaussianos tem sido amplamente difundido em geoestatística na proposta de novos pontos de exploração a partir de estimação de distribuição de minérios sob o solo. O presente trabalho usa o método buscando nova aplicação no mercado imobiliário, de forma a estimar a distribuição de preços de oferta de venda de apartamentos em Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. A princípio, um primeiro método consiste em tomar como características externas apenas latitude e longitude e, em seguida, um segundo método é proposto, usando como características externas mapeamento de características do bairro a fim de expandir o método com uso de dados em espaços Rn. Por fim, há comparação entre os dois métodos e seus potenciais em futuras aplicações.

*Texto enviado pelo aluno.

Membros da banca:

• Yuri Fahham Saporito (orientador) - FGV / EMAp