Modelagem probabilística da dinâmica da Zica usando modelos hierárquicos Bayesianos

Aluno(a):

• Márcio Maciel Bastos

Data:

06/03/2018 - 14:00

Local:

Sala da Congregação FGV EMAp (5º andar)

Resumo:

O Zika virus (ZIKV) é um patógeno da família Flaviviridae transmitido no Brasil principalmente pelo mosquito Aedes aegypti e em menor escala por relações sexuais. Além dos sintomas comuns à dengue e chikungunya, o vírus da zika também é capaz de causar danos irreversíveis no sistema nervoso, em adultos está relacionada à síndrome de Guillain-Barré e em fetos provoca microcefalia. O sistema de saúde do Rio de Janeiro mantém um banco de dados com os registros dos pacientes que buscaram atendimento e apresentaram sintomas de Zika. O nosso estudo busca estimar o verdadeiro tamanho da epidemia que ocorreu no ano de 2016 e os parâmetros que podem ser ajustados para explicar o processo de disseminação. Para realizar essas estimativas, utilizamos os dados fornecidos pelo sistema de saúde e uma modelagem Bayesiana hierárquica adaptada ao modelo epidemiológico SIR. Realizamos o processo de inferência através de modernas técnicas de amostragem, como ADVI, SVGD e NUTS.

*Texto enviado pelo aluno.

Membros da banca:

• Flavio Codeço Coelho (Orientador) - FGV/EMAp