Reconstrução de Curvas Isócronas e sua Aplicação na Identificação de Preferências de Usuários de Modais do Transporte Urbano

Aluno(a): 

  • Kizzy Fernanda Terra Ferreira dos Reis

Data: 

10/07/2017 - 10:00

Local: 

Praia de Botafogo, 190, auditório 1333 - Rio de Janeiro, RJ

Resumo: 

Este trabalho constitui um estudo sobre o problema da reconstrução de mapas isócronos bem como sua aplicação na identificação das preferências dos usuários de modais de transportes. Propõe-se uma modelagem computacional das curvas isócronas baseada na teoria da funções implícitas a fim de permitir que se possa desenhar a curva sobre um mapa e computar propriedades geométricas de interesse. Ademais, discute-se nesse contexto a teoria do consumidor aplicada ao transporte urbano, sugerindo a adaptação da função de utilidade de McFadden e Domenich (Domenich; Mc Fadden, 1975), que modela a escolha de modais, através da incorporação propriedades de curvas Isócrona. Implementa-se uma demonstração de conceito que constitui um aplicativo de utilidade pública para dispositivos móveis que dá suporte às tomadas de decisões dos usuários através da comparação de modais com o intuito de aumentar sua qualidade de vida e facilitar seu cotidiano.

*Texto enviado pelo aluno. 

Membros da banca: 

  • Renato Rocha Souza (orientador) – FGV/EMAp
  • Eduardo Fonseca Mendes – FGV/EMAp
  • Flávio Codeço Coelho – FGV/EMAp
  • Eduardo Ogasawara - CEFET