Técnicas de Processamento de Linguagem Natural Aplicadas às Ciências Políticas

Data:

24/08/2017 - 10:00

Local:

Praia de Botafogo, 190, 5º andar - EMAp (Sala de Congregação) - Rio de Janeiro, RJ

Resumo:

A enorme quantidade de documentos disponíveis atualmente representa um grande potencial de avanço para as Ciências Políticas. Ao mesmo tempo essa riqueza de informações gera um problema, pois não é mais possível que pesquisadores analisem todos os documentos manualmente. Técnicas modernas de processamento de linguagem natural têm um papel essencial a cumprir para auxiliar tal avanço. O objetivo desse trabalho é criar uma ferramenta baseada em processamento de linguagem de natural que ajude pesquisadores a navegar uma base de dados muito importante, o Cablegate, que é um conjunto de mais de 250 mil cabos diplomáticos de embaixadas dos Estados Unidos que foi publicado como parte do WikiLeaks. Essa é uma base muito importante que pode trazer uma nova luz sobre vários momentos-chave do início do século XXI.

*Texto enviado pelo aluno.

Membros da banca:

• Renato Rocha Souza (orientador) – FGV/EMAp