Placing

GRADUATION IN APPLIED MATHEMATICS

Bacharelado Reconhecido pelo MEC - Portaria no. 285 de 22 de julho de 2011 - DOU no. 144 de 25 de julho de 2011.

A Escola de Matemática Aplicada (EMAp) da FGV, criada em 2011, tem como missão atuar na aquisição e repasse do conhecimento científico e tecnológico de base matemática aplicáveis, principalmente, nas áreas relacionadas às Ciências Sociais em sentido amplo, isto é, ciências sociais, história e documentação, direito, economia, administração e outras áreas do conhecimento humano.
A motivação da Fundação Getulio Vargas (FGV) para a criação da Escola de Matemática Aplicada (EMAp) provém da constatação de um crescente interesse em utilização de técnicas matemáticas, cada vez mais sofisticadas, em conjunto com técnicas computacionais, para modelagem, extração, representação, visualização e análise de dados e informações nos âmbitos organizacionais, governamentais e sociais, com reflexo direto nas diversas áreas de atuação clássica da FGV. Juntamente ao fenômeno da chamada “era da informação”, percebe-se a ausência de perfis profissionais especializados para fazer frente a essas necessidades e aos desafios apresentados.
A Escola de Matemática Aplicada da FGV conta com um quadro de professores de formação diversificada: matemáticos, engenheiros, cientistas de computação e um biólogo. Esta diversidade em seu quadro é muito pertinente e enriquecedora no que diz respeito à versatilidade de contextos de aplicações e de abstração dos problemas apresentados na prática.
Dentre as atividades da EMAp, podemos destacar a atuação em ensino nos níveis de graduação e pós-graduação. Também são dignos de destaque os projetos de pesquisa e de consultoria, além de parcerias institucionais.

INVESTIMENTO

Atualmente, o valor da mensalidade é de R$ 1.550,00.

SELEÇÃO

Acesse aqui para mais informações sobre o processo de seleção.

BOLSAS DE ESTUDO

A FGV oferece BOLSA POR MÉRITO para os candidatos aprovados nos processos seletivos, conforme segue:

  •    Vestibular: 1º ao 8º lugar, 100%
  •    ENEM: 1º e 2º lugar, 100%
  •    Demanda Social: Aos alunos regularmente matriculados, poderão ser concedidas bolsas parciais de demanda social (Fundo de Bolsas) semestralmente renováveis, caso      solicitadas, de acordo com critérios estipulados para cada Escola.

Outras bolsas por mérito poderão ser distribuídas para o curso de Matemática Aplicada, considerando o desempenho do aluno nas Olimpíadas em Matemática.
Atenção: As bolsas por mérito são pessoais e intransferíveis. Em caso de desistência de matrícula inicial de candidato ou de matrícula de aluno anteriormente contemplado com bolsa, esta não se transferirá a outro candidato ou aluno. A manutenção das bolsas dependerá do desempenho acadêmico do aluno e do cumprimento dos critérios estabelecidos para cada Escola.
Para mais detalhes, veja o regulamento do curso.

QUAIS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO DA MATEMÁTICA APLICADA NA EMAP/FGV?

A matemática aplicada compreende um vasto campo de trabalho que inclui múltiplas possibilidades de formação e atuação profissionais em empresas privadas, no setor público, na área acadêmica e na área de consultoria. Os temas de interesse da EMAp/FGV incluem:

  • Modelagem de sistemas socioeconômicos.
  • Representações formais de informação e conhecimento.
  • Extração, análise e visualização de dados.
  • Processamento e análise de textos.
  • Suporte à criação de políticas públicas em saúde, segurança, demografia, urbanismo, dentre outras.
  • Planejamento estratégico.
  • Monitoramento ambiental.