Apresentação

Atenta à crescente demanda no mercado de trabalho por profissionais capazes de utilizar técnicas matemáticas e modelos computacionais cada vez mais sofisticados, a EMAp prepara seus alunos a atuarem em setores estratégicos de organizações, além de capacitá-los para pesquisas acadêmicas e consultoria. A Escola de Matemática Aplicada da FGV conta com um quadro de professores de formação diversificada: Matemática, Engenharia, Ciências da Computação, Biologia, dentre outras áreas. Essa diversidade para o curso de graduação é muito pertinente e enriquecedora no que diz respeito à versatilidade de contextos e de aplicações. O profissional formado pela EMAp pode aplicar técnicas de essência matemática informacional e computacional em atividades tão diversas como mercado financeiro, combate ao crime, mapeamento de tendências socioeconômicas e compreensão das dinâmicas de propagação de doenças infectocontagiosas, contribuindo, por exemplo, com organizações públicas e privadas em seus setores de monitoramento ambiental, análise de cenários, planejamento estratégico, gerenciamento de riscos.

EIXOS DISCIPLINARES

Matemática, Computação e Modelagem Matemática.

TEMAS DE INTERESSE DA FGV/EMAP

  • Modelagem de sistemas socioeconômicos;
  • Representações formais de conhecimento;
  • Extração, análise e visualização de dados de grande porte;
  • Processamento e análise de textos;
  • Suporte à criação de políticas públicas em Saúde, Segurança, Demografia, Urbanismo, entre outras áreas;
  • Monitoramento ambiental;
  • Finanças e Seguros.

AVALIAÇÃO DO MEC

Desde que foi criado, em 2007, o Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado anualmente pelo Ministério da Educação (MEC), tem avaliado a qualidade de todos os cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) de cada universidade, centro universitário ou faculdade do país, tornando-se o mais importante índice avaliador do Brasil.

DIFERENCIAIS DA FGV

Parcerias Internacionais
Acordos com instituições internacionais por meio dos quais são viabilizados intercâmbios de alunos com aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior; possibilidade de acesso ao programa AIESEC - maior organização estudantil do mundo.

Disponibilidade de professores
A maioria dos professores – altamente qualificados – permanece na FGV em tempo integral, oferecendo flexibilidade e oportunidades para a convivência informal.

Conteúdo Didático
Programas desenvolvidos por especialistas, com base em bibliografia atual, produzida, alguns casos, especialmente para os cursos.