Linhas de Pesquisa

  • Processamento de Linguagem Natural
    Flávio Codeço Coelho (EMAp) e Renato Rocha Souza (EMAp)

    Utilização de técnicas de PLN (análises estatísticas de corpora, marcação morfossintática, extração de entidades nomeadas, extração de sintagmas, extração de relações, extração de conhecimento, análise de sentimentos, análise do discurso, análise de autoria, análise de estilo, mineração textual, recuperação de informações, georreferenciamento de textos, estudos de diacronia, estudos de cultura) aplicadas a campos como o Direito, História contemporânea, Mídia Contemporânea, Política, dentre outros.

  • Aprendizagem de Máquinas
    Antônio Carlos Branco (EMAp), Eduardo Mendes (EMAp), Flávio Codeço Coelho (EMAp), Renato Rocha Souza (EMAp)

    Aprendizagem de máquinas (ou estatístico) se refere a coleção de métodos onde o modelo é construído a partir das observações. Essas técnicas engloba uma série de métodos não paramétricos e técnicas de seleção modelos baseada nos dados. A pesquisa nesta área se concentra na criação e estudo de técnicas combinação de modelos e sua utilização em diversos domínios de conhecimento. 

  • Simulaçao Monte Carlo
    Eduardo Mendes (EMAp)

    Simulação Monte Carlo permite calcular o valor de integrais de forma aproximada. A ideia é tratar a integral como um valor esperado e construir um estimador para ele utilizando simulação. No momento, o interesse é na utilização de métodos particulados (importance sampling, particle filter) e MCMC para fazer inferência Bayesiana em modelos complexos, modelos com muitas variáveis latentes e modelos com supporte finito.

  • Modelos para dados com dependência
    Eduardo Mendes (EMAp)

    Modelos para dados com dependência engloba modelos que levem em consideração a interação dos dados. A pesquisa é basicamente em dados longitudinais e séries temporais. Os modelos são não lineares e com muitasvariáveis. O trabalho engloba design e estimação dos modelos, estudo teórico dos estimadores, e aplicações.

  • Métodos semi e não paramétricos
    Eduardo Mendes (EMAp)

    Métodos não paramétricos são métodos onde não é assumida uma forma funcional fechada para a distribuição do modelo. O modelo semi-paramétrico possui componentes paramétricas e não paramétricas. Nesta linha de pesquisa há o interesse por estimação de modelos não/semi-paramétricos, testes de hipóteses não paramétricos, e desenvolvimento e estudo das propriedades de estimadores semi- e não-paramétricos.

  • Condições de otimalidade de segunda ordem para problemas de Controle Ótimo governados por equações diferenciais ordinárias e parciais
    María Soledad Aronna (EMAp)
    • Obtenção de condições de otimalidade de segunda ordem através da aplicação de técnicas variacionais e de otimização em espaços abstratos.
    • Estudo de soluções com arcos singulares, em particular, de sistemas afins no controle.
    • Elaboração de algoritmos de tipo "tiro" e estudo da convergência. Simulações numéricas.