Processo Seletivo

 INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 30/01

ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO  

1. INSCRIÇÕES

No formulário de inscrição, além de dados pessoais e de informações sobre sua formação, os candidatos devem apresentar uma carta descrevendo suas razões para se candidatar ao programa e como pretendem aplicar os conhecimentos adquiridos (sugere-se preparar o texto com antecedência e colá-lo no campo apropriado do formulário).

Devem também ser submetidos (através de upload) os documentos abaixo:

  • Histórico Escolar do Curso de Graduação (Obrigatório) 
  • Currículo Vitae (Obrigatório) 
  • Histórico Escolar de outros cursos de Pós-Graduação (Opcional) 
  • Resultado de Exames Nacionais e/ou Internacionais, tais como ANPAD, ANPEC, GRE e POSCOMP (Opcional) 

Em caso de dificuldade com a submissão dos documentos, o candidato deve entrar em contato com a FGV/EMAp através do endereço eletrônico mestrado.emap@fgv.br ou pelo telefone (21) 3799-5917.

Os candidatos residentes em outros Estados deverão encaminhar a documentação relacionada acima, via SEDEX, à Escola de Matemática Aplicada (FGV/EMAp), A/C Cirlei Oliveira, para o endereço: Praia de Botafogo, 190 – 3º andar/ sala 312, CEP 22250-900 - conforme calendário previsto no edital.

O candidato poderá também fornecer uma ou mais cartas de recomendação, que devem ser enviadas, diretamente pelos recomendantes, por correio eletrônico, para mestrado.emap@fgv.br ou por via postal para endereço no final da página.

2. ENTREVISTA

As entrevistas para a seleção do curso de Mestrado em Modelagem Matemática serão divididas em duas etapas:

1ª etapa (05 a 09/12/2016) - Nesta etapa serão entrevistados todos os candidatos inscritos no processo de seleção do Mestrado em Modelagem Matemática.

2ª etapa (08 a 10/02/2017) - Nesta etapa serão entrevistados os candidatos inscritos no processo de seleção do Mestrado em Modelagem Matemática de 28 de novembro de 2016 a 30 de janeiro de 2017. Os candidatos não selecionados na 1ª etapa e para os quais foi indicada a participação no Curso de Verão também poderão ser convocados para nova entrevista nesta segunda etapa, a critério da comissão de seleção. Para todos os candidatos entrevistados nesta etapa a Escola de Matemática Aplicada - FGV/EMAp divulgará o resultado no dia 13 de fevereiro de 2017.

OBSERVAÇÃO: Os candidatos serão contatados por telefone e/ou e-mail para o agendamento da entrevista, que ocorrerá de acordo com o cronograma de entrevistas previsto no edital de seleção. As entrevistas terão duração de aproximadamente 30 minutos. Para residentes no Rio de Janeiro, as entrevistas ocorrerão na Escola de Matemática Aplicada - FGV/EMAp. Para os candidatos residentes fora do Rio de Janeiro, as entrevistas poderão ocorrer via Skype.

CURSOS DE VERÃO

O Curso de Verão tem a duração de quatro semanas e é realizado durante o mês de janeiro, com aulas de segunda a sexta-feira.

Disciplinas: Fundamentos de Matemática: uma Introdução à Análise e Introdução à Programação com a Linguagem Python.

3. RESULTADO FINAL

O resultado final da Seleção do Mestrado será divulgado no dia 13 de fevereiro de 2017, através de uma lista em ordem alfabética com os selecionados nas duas etapas do Processo Seletivo. Os candidatos aprovados serão contatados pela Escola de Matemática Aplicada - FGV/EMAp por telefone e/ou e-mail e deverão confirmar sua intenção de matrícula junto a Secretaria de Registros Acadêmicos - SRA. de acordo com o período estabelecido neste documento.

4. CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA

O candidato aprovado no processo seletivo do Mestrado Acadêmico em Modelagem deverá realizar a confirmação de matrícula presencialmente na Secretaria de Registros Acadêmicos - SRA, localizada na Praia de Botafogo, 190 - 3º andar.

O candidato aprovado no processo seletivo somente poderá confirmar sua matrícula mediante a entrega de toda a documentação solicitada, conforme abaixo:

  • Documento de Identificação (original e cópia simples);
  • CPF (original e cópia simples);
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • 3 (três) fotos 3×4 coloridas;
  • Diploma da Graduação (original e cópia simples);
  • Histórico Escolar (original e cópia simples).

O candidato estrangeiro aprovado no processo seletivo somente poderá confirmar sua matrícula mediante a entrega de toda a documentação solicitada, conforme abaixo:

  • CPF (original e cópia simples)
  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • 3 (três) fotos 3×4 coloridas
  • Diploma da Graduação Consularizado e com Tradução Juramentada (original e cópia simples)
  • Histórico Escolar (original e cópia simples)
  • Visto Temporário de Estudante concedido pela autoridade consular brasileira situada no respectivo país de origem
  • Passaporte
  • RNE – a ser entregue em até 30 (trinta) dias após a chegada ao Brasil
  • Apólice de Seguro no importe mínimo de EUR 30.000 (trinta mil euros) ou US$ 42.000 (quarenta e dois mil dólares americanos), com vigência para o período do curso por ele escolhido e que contemple também o translado póstumo para seu país de origem.
  • Declaração de subsistência e de responsabilidade.

DISPOSIÇÕES GERAIS

O cancelamento de matrícula deverá ser feito pelo contratante, via requerimento protocolado na SRA - Secretaria de registros Acadêmicos.

Para faturamento de pessoa Jurídica, consulte nosso atendimento financeiro na Secretaria de Registros Acadêmicos - SRA.