07/10/2016

Aluno da EMAp é um dos ganhadores da International APL Problem Solving Competition

O aluno da Escola de Matemática Aplicada da FGV (EMAp), Rafael Rodrigues, foi um dos ganhadores da International APL Problem Solving Competition (Competição Internacional de Resolução de Problemas), promovido pela Dyalog, empresa do Reino Unido. O estudante ficou em segundo lugar na categoria Finanças e recebeu o prêmio de US$ 1.000.

A proposta da competição internacional é encorajar estudantes de todos os níveis, de qualquer lugar do mundo, a participar. Os desafios são divididos em duas etapas. A primeira fase é composta por 10 problemas simples. Já a segunda consiste em problemas mais complexos nas categorias Bioinformática, Finanças e Computação geral.

"Gosto muito da linguagem APL, principalmente, por conta da sua simplicidade, eficiência e objetividade. Além disso, a experiência única que a APL me proporcionou, depois de eu ter desvendado parte de seus segredos, também foi muito útil para melhorar meu raciocínio em outras linguagens de programação. Comecei a fazer melhores códigos em Common Lisp e até mesmo em C ++ depois de aprender a APL", disse o aluno da EMAp.

Rafael também ressaltou a importância de ter participado da competição. "A competição, com todos os seus desafios, foi o que me motivou a continuar a explorar os detalhes da APL. Depois que eu me envolvi com assunto, comecei a passar mais tempo programando e fazendo trabalhos de pesquisa sobre o conteúdo APL. Desse modo, ela realmente me deixou mais interessado e reforçou meu compromisso com esta linguagem de programação", completou.