28/07/2016

EMAp apresenta trabalho de rede colaborativa sobre a Zika

Com os olhos do mundo voltados para o Brasil com a proximidade dos Jogos Olímpicos, um assunto ainda assusta os estrangeiros que pretendem vir ao país: o vírus da Zika. Nesse contexto, as professoras da Escola de Matemática Aplicada da FGV (EMAp), Sabrina Camargo e Margaret Armstrong apresentaram o trabalho "How Science Fights an Outbreak of a New Disease: the Zika Network of Scientific Publications" durante a conferência NetSci, realizada na Coréia do Sul, de 30 de maio a 3 junho.

O trabalho investigou a estrutura da rede de colaborações entre pesquisadores no assunto na tentativa de compreender e combater a doença em diversas frentes. Os documentos que constroem a rede de artigos estão disponíveis no site InfoZika, onde é possível visualizar suas interconexões, além de servir como referência para o aprofundamento dos estudos sobre o tema. A ferramenta desenvolvida pela EMAp em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), permite acompanhar os resultados das pesquisas sobre o vírus.

A NetSci reúne os principais pesquisadores e profissionais que trabalham na crescente área da ciência em rede. A conferência promove a comunicação interdisciplinar e colaboração, com foco em novas direções na pesquisa de rede no âmbito das ciências biológicas e ambientais, assim como na computação e ciências da informação, além de ciências sociais, finanças e negócios.

Conheça o projeto InfoZika.