17/03/2015

EMAp sela parceria com a Universidade de Umea, na Suécia

A Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV/EMAp) firmou parceria com o Departamento de Matemática e Estatística Matemática, da Universidade de Umea, na Suécia, para a realização do projeto de pesquisa e cooperação "Efficient numerical discretisations of stiff stochastic and random differential equations". O programa será totalmente financiado pela The Swedish Foundation for International Cooperation in Research and Higher Education (STINT), organização que fomenta o intercâmbio acadêmico entre instituições suecas e de outros países.

Segundo o professor Hugo de la Cruz, coordenador do projeto na EMAp, o objetivo do programa é a construção e o estudo de métodos e algoritmos numérico-computacionais para a simulação de equações aleatórias. "Esses tipos de equações são utilizadas para modelar e explicar diversos processos reais sujeitos a aleatoriedade. Por exemplo, são muito usadas na modelagem nas finanças, neurociências, sistemas biológicos, fenômenos sociais etc", explica.

Além da elaboração do plano próprio de pesquisa, serão realizadas visitas da equipe sueca à EMAp e visitas do grupo da FGV ao departamento de Matemática e Estatística Matemática da Universidade de Umea, quando serão realizados cursos especializados, ministrados pelos professores David Cohen, coordenador do projeto na Suécia, e Hugo de la Cruz, incluindo workshops acerca do tema da pesquisa. As equipes são formadas por estudantes de mestrado da EMAp e de doutorado da Umea, além de um pós-doutorando no grupo sueco e dos dois professores.

Para Hugo de la Cruz, o projeto vai permitir o fortalecimento da linha de pesquisa de simulação estocástica que é pouco explorada no Brasil, proporcionando sua consolidação e maior visibilidade à área de atuação da EMAp no país. "Paralelamente, vai beneficiar não só os alunos de mestrado envolvidos, mas também os demais alunos da graduação e pós-graduação, que terão a oportunidade de participar de cursos e seminários sobre o tema", finaliza.