08/04/2016

Ex-diretor do IMPA ministra palestra na EMAp

A Escola de Matemática Aplicada da FGV (EMAp) realizou, no dia 31 de março, a aula magna que marca o início do ano letivo. O convidado foi o professor César Camacho, pesquisador emérito e ex-diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Coordenado pelo professor Paulo Cezar Carvalho, o evento foi realizado no auditório da sede da FGV e teve o formato de bate-papo sobre a gestão de Camacho no IMPA e sobre a carreira dos profissionais da área. Em uma comparação entre Matemática Aplicada com Matemática Pura, o convidado explicou que a ciência aplicada exige mais dos profissionais, pois requer trabalho em rede.

Camacho também falou sobre seus projetos futuros. Ele afirmou que vai continuar a dar ênfase à divulgação da Matemática, como o projeto de um museu de ciências voltado para Matemática, em cooperação com a FIRJAN, e nos desafios de melhorar o nível do ensino.

Criada em 2011, a EMAp tem como propósito o desenvolvimento de uma matemática contemporânea, adaptada aos desafios da era da informação e do conhecimento.