22/07/2015

FGV/ EMAp recebe professores visitantes para condução de projetos internacionais

22.07.2015

Neste mês de julho, a Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV/ EMAp) está recebendo os professores Anatoli Iouditski, da Universidade Joseph Fourier (Grenoble, França), e Arkadi Nemirovski, do Georgia Institute of Technology (Atlanta, Estados Unidos).

Os professores convidados, ao lado de Vincent Guigues, professor da EMAp, participam do projeto "Convex optimization with application to the control of the production of the Brazilian hydro-thermal-eolic system”, financiado pelo Ciência sem Fronteiras – programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Seu objetivo é estudar a otimização convexa com aplicação ao controle de produção de eletricidade no Brasil.

Com vasta experiência em suas áreas de atuação, os professores são bastante reconhecidos no mercado. Anatoli Iouditski é o autor de mais de 80 artigos em revistas científicas e de 34 artigos publicados em capítulos de livros. Ele foi coordenador de colaborações industriais que tinham como objetivo a aplicação de técnicas de otimização avançadas em gestão de produção de eletricidade hidráulica e design de circuitos integrados. Já Arkadi Nemirovski é autor e co-autor de seis monografias publicadas e mais de 150 artigos em periódicos de referência no setor, além de já ter sido premiado por suas contribuições na matemática aplicada.

Recentemente, o professor Miguel Lejeune, da George Washington University, nos EUA, também esteve na Escola para participar do projeto "Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ”. Seu foco era nas seguintes áreas de estudo: otimização estocástica, programação probabilística, risco financeiro e gerenciamento de cadeia de suprimentos. Ele permaneceu na EMAp até o final de junho deste ano.

Os professores Anatoli e Arkadi ficarão na Escola até final de agosto.