02/06/2016

FGV realiza simpósio internacional sobre Big Data, Open Data e análise de dados governamentais

Na próxima sexta-feira, dia 3 de junho, às 10h, a Coordenação do Mestrado em Administração Pública (MAP) da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV (EBAPE), em parceria com a Escola de Matemática Aplicada da FGV (EMAp) e a Universidade de Rutgers, realiza o Simpósio Internacional “Big Data, Open Data e Análise de Dados Governamentais”. O evento, que conta com o apoio da rede Alumni EBAPE, ocorrerá no edifício-sede da Fundação, localizado na Praia de Botafogo, 190, 13º andar (auditório 1333), no Rio de Janeiro.

Ministrado em inglês e sem tradução simultânea, o encontro terá a participação dos professores da FGV, Flávio Codeço Coelho (EMAp) e Ricardo Lopes Cardoso (EBAPE), e dos professores da Universidade de Rutgers, Miklos Vasarhelyi, Hussein Issa e Deniz Appelbaum.

Open Data e Data Analytics são ferramentas poderosas que podem ajudar governos a auditar e reduzir fraudes, desperdícios e abusos nos gastos de recursos públicos. Além disso, Big Data e Data Analytics têm sido amplamente utilizados com grande sucesso no setor privado e, mais recentemente, aproveitados também no setor público.

Nesse contexto, o simpósio visa explorar como os governos podem adotar o Data Analytics a fim de internamente auditar eficiência e eficácia e reportar o desempenho de sua gestão com transparência e de modo compreensível externamente. Na ocasião, será tratado ainda como a ferramenta pode ajudar os governos a identificarem padrões e tendências, além de informações úteis em Big Data, que não seriam facilmente identificadas caso examinassem manualmente os dados.

O fórum explorará uma variedade de métodos de análise e sistemas, como o ENHANCE, que tornam viável o processo. Para ilustrar o seu uso, serão relatados casos brasileiros e norte-americanos, bem como os desafios enfrentados por essa iniciativa.

As inscrições podem ser realizadas no site.