06/10/2016

FGV/EMAp oferece curso internacional sobre equações de reação-difusão com aplicações a populações biológicas

O Centro de Epidemiologia Matemática da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (EMAp) oferece o curso internacional "Equações de reação-difusão com estruturas de idade - aplicações a populações biológicas" com o Professor Mostafa Adimy, pesquisador sênior do Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique (Inria) e da Universidade de Lyon, ambos na França.

O objetivo do curso é proporcionar uma introdução à formulação e análise de modelos da dinâmica de populações biológicas. O convidado internacional apresentará técnicas básicas de modelagem determinística e introduzirá assuntos clássicos da biologia matemática ligados à dinâmica das populações (crescimento exponencial, crescimento logístico, efeito Allee, predador-presa, competição, simbiose), modelos epidêmicos (propagação de doenças infecciosas) ou de ciclos celulares (células proliferativas-quiescentes, competição entre células saudáveis e cancerosas), e à cinética biológica (reações reversíveis e irreversíveis).

O curso será ministrado em inglês e partirá dos fenômenos biológicos para deduzir modelos matemáticos permitindo o estudo das propriedades qualitativas e a identificação dos parâmetros relevantes. As aulas serão de nível de Mestrado destinadas a estudantes de Matemática, Física, Biologia quantitativa, Epidemiologia ou Medicina.


As aulas serão realizadas todas as segundas-feiras, das 14h20 às 18h, no edifício-sede da FGV, no Rio de Janeiro (Praia de Botafogo, 190).