02/03/2016

Professor da EMAp é convidado para integrar comitê da prefeitura sobre zika

Professor da Escola de Matématica Aplicada da FGV (EMAp), Flávio Codeço Coelho foi convidado para integrar o Comitê Técnico Assessor (CTA) de doenças causadas por arbovírus da Prefeitura do Rio. O grupo vai assessorar a administração municipal no monitoramento, na formulação e avaliação das políticas, programas e atividades de vigilância em saúde envolvendo as doenças causadas por esse tipo de vírus, como dengue, zika, chikungunya.

O comitê, criado no dia 22 de fevereiro a partir de resolução da Secretaria Municipal de Saúde, tem por finalidade aglutinar especialistas e representantes de sociedades científicas, da sociedade civil e dos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). O grupo deverá propor ações que contribuam para frear o avanço do contágio das doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti. A primeira reunião aconteceu na última segunda-feira, dia 29 de fevereiro.

Doutor em Quantitative Biology, Flávio é coordenador do Info Dengue, projeto desenvolvido pela EMAp em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que monitora o risco da dengue no estado do Rio de Janeiro. Na Escola, ele desenvolve pesquisas na área de modelagem matemática, estatística e computacional de doenças infecciosas.