08/07/2016

Professores da EMAp são convidados para rede nacional de especialistas em zika

Os professores da Escola de Matemática Aplicada da FGV (EMAp), Flávio Codeço Coelho e Pierre-Alexandre Bliman foram convidados para integrar a Rede Nacional de Especialistas em Zika e Doenças Correlatas (Renezika) do Ministério da Saúde. O objetivo da rede é repassar à pasta informações de pesquisas relacionadas ao vírus, contribuir para a formulação e o aperfeiçoamento de protocolos, além de desenvolver estudos sobre o vírus e doenças correlatas.

O convite aos professores da EMAp se deu por conta dos relevantes estudos que desenvolvem sobre a propagação de arbovírus, como é o caso do zika. Eles integram o projeto InfoDengue, desenvolvido pela EMAp em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Como membros do Renezika, os professores vão poder contribuir com o governo federal com seus estudos que utilizam da modelagem matemática, estatística e computação para a produção de análises epidemiológicas e desenvolvimento de projetos de pesquisa prioritários para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A EMAp também desenvolve o projeto InfoZika, uma ferramenta que permite acompanhar os resultados das pesquisas sobre o vírus a partir da construção de uma rede de artigos acadêmicos e suas interconexões na tentativa de compreender e combater a doença em diversas frentes.