13/04/2016

Sistema InfoDengue inicia cobertura no estado do Paraná

Após um ano fornecendo análises semanais sobre o risco da dengue para o estado do Rio de Janeiro, o Sistema InfoDengue, projeto da Escola de Matemática Aplicada da FGV, completou, na última semana, a inclusão de mais um estado brasileiro, o Paraná.

Atualmente, são 474 municípios no total que hoje podem acompanhar, semanalmente, a situação da doença em sua cidade. O sistema classifica cada semana em quatro níveis de atenção, numa escala que inicia no verde até o vermelho. Além das informações oferecidas ao público pelo site, são enviados relatórios analíticos aos estados e municípios para ajudá-los em suas estratégias de controle.

InfoDengue é portal de sistema aberto, sem qualquer ônus para os estados e municípios que desejarem participar. É mantido por matemáticos e estatísticos da EMAp e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Coordenador do projeto, o professor da EMAp Flávio Codeço Coelho acaba de publicar um artigo na Revista Lancet Infectious Diseases sobre o estado da acessibilidade de dados de relevância para a vigilância e controle epidemiológico no Brasil. A revista é considerada a segunda mais importante sobre doenças transmissíveis, com um alto índice de impacto.

Para acessar o artigo completo, clique aqui.