Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP)

O NAP atua como um canal de apoio aos coordenadores dos cursos de graduação das Escolas da FGV/RJ que tem por competência acompanhar e supervisionar a execução do Projeto Pedagógico dos Cursos e atuar junto aos alunos e professores com vistas em aprimorar o atendimento didático-pedagógico e psicopedagógico prestado pelos cursos de Graduação. Até o presente momento, o NAP participa de forma efetiva nos cursos de Graduação em Administração, Ciências Sociais, Economia, Licenciatura em História e Matemática Aplicada.

Formado por profissionais pós-graduados na área de Pedagogia, Psicopedagogia e dos demais campos da educação, a equipe do Núcleo de Apoio Pedagógico acompanha o aluno desde o momento de seu ingresso no curso até a sua conclusão.

O acompanhamento da vida escolar do aluno através do contato pessoal visa minimizar as inquietações naturais de jovens que ingressam no ensino superior, criando melhores condições pedagógicas para seu amadurecimento e aproveitamento intelectual, reduzindo significativamente as taxas de evasão e as incertezas com a escolha do curso, encontradas geralmente nos cursos superiores.

Além disso, o Núcleo adota uma postura ativa em busca das manifestações dos alunos sobre sua experiência ao longo das atividades escolares, suas dúvidas, sugestões e necessidades especiais.

Endereço: Praia de Botafogo, 190 - 3º andar - sala: 309
Telefone: +55 (21) 3799-5910
Fax: +55 (21) 3799-6091
E-mail: nucleo.pedagogico@fgv.br

Facebook: www.facebook.com/napfgvrio

Destacam-se dentre as diversas funções do NAP:

• Apoiar, acolher e orientar o aluno que busca ajuda para seus conflitos e dificuldades e, por meio de uma escuta qualificada, identificar algum comprometimento emocional e, se for o caso, orientá-lo a buscar ajuda profissional;
  • Minimizar, por meio de aconselhamento individual ou coletivo, as dificuldades naturais dos alunos encontradas no decorrer do curso, fornecer apoio psicopedagógico para o resgate da autoestima e criar melhores condições pedagógicas para seu amadurecimento e aproveitamento individual;
  • Oferecer suporte pedagógico às práticas escolares, atividades de estudo, acompanhamento e desenvolvimento dos alunos;
  • Elaborar plano de estudo individualizado para o aluno que apresenta dificuldade de aprendizagem;
  • Elaborar oficinas e promover palestras sobre temas relacionados ao desenvolvimento intelectual e emocional dos alunos;
  • Acompanhar o rendimento acadêmico das turmas e promover reuniões pedagógicas com as coordenações dos cursos e professores;
  • Promover reuniões com representações de turmas e demais entidades estudantis;
  • Atuar como mediador na solução de eventuais conflitos envolvendo alunos, alunos e professores, alunos e coordenação, alunos e funcionários, professores e coordenação e funcionários e coordenação.

Regulamento:

Guia do Aluno 2016: