Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP)

O Núcleo de Apoio Pedagógico da Fundação Getulio Vargas é um setor especializado em atendimento pedagógico e psicopedagógico aos alunos, apoio didático-pedagógico aos professores e coordenadores dos cursos de graduação das Escolas da FGV no Rio de Janeiro.

O NAP apresenta-se como o canal de referência aos alunos, de forma a atendê-los em suas necessidades individuais e/ou coletivas, emocionais e/ou cognitivas e em qualquer outra forma de aprender, de ser e de se relacionar com o interdisciplinar e dinâmico mundo do conhecimento do ensino superior.

O setor desenvolve estratégias de acolhimento aos alunos e por meio de uma escuta qualificada busca compreender suas demandas para atuar criando melhores condições pedagógicas que visam a favorecer o desenvolvimento intelectual e emocional desses jovens nessa nova etapa da vida, tentando, desta forma, prevenir o fracasso acadêmico.

Além disso, o Núcleo adota uma postura ativa de busca das manifestações dos alunos sobre sua experiência ao longo das atividades acadêmicas, suas dúvidas, sugestões e necessidades especiais.

Atua de forma efetiva como um canal de apoio aos coordenadores e tem por competência acompanhar e supervisionar a execução do Projeto Pedagógico de Curso, além de atuar junto aos alunos e professores com vistas a atender suas demandas didático- pedagógicas e psicopedagógicas.

Para atender as demandas e especificidades dos cursos, o NAP conta com uma equipe composta por profissionais qualificadas para o exercício da função e uma coordenação especializada em atendimento didático-pedagógico e psicopedagógico a alunos e professores, responsável pelas atividades realizadas pelo setor.

Atendimento Pedagógico/ Psicopedagógico:

Suporte Acadêmico e Administrativo:

• Auxiliar de Suporte Acadêmico: Isabel de Moraes Ferreira
  • Auxiliar administrativo: Gabriela Camargo

Funcionamento:

Horários: 2ª feira a 6ª feira, das 7h às 17h
Local: Edifício Sede- Praia de Botafogo, 190- 3º andar, Sala 309 - Telefone: (55 21) 3799-5910
E-mail: nucleo.pedagogico@fgv.br
Facebook: www.facebook.com/napfgvrio

Destacam-se dentre as diversas funções do NAP:

• Acolher, apoiar e orientar o aluno que busca ajuda para seus conflitos e dificuldades e, por meio de uma escuta qualificada, identificar algum comprometimento emocional e, se for o caso, orientá-lo a buscar ajuda profissional;;
  • Auxiliar o aluno a superar desafios, a estabelecer novas relações interpessoais e a se adaptar ao novo ambiente social;
  • Realizar o acompanhamento pedagógico e psicopedagógico do aluno, desde o momento do seu ingresso, até a integralização do seu currículo;
  • Oferecer suporte pedagógico às práticas acadêmicas, atividades de estudo, acompanhamento e desenvolvimento cognitivo dos alunos;
  • Elaborar orientação de estudo individualizada para o aluno que apresenta dificuldade de aprendizagem;
  • Organizar oficinas e palestras sobre temas relevantes para o desenvolvimento intelectual e emocional dos alunos;
  • Acompanhar o rendimento acadêmico das turmas e promover reuniões pedagógicas com as coordenações dos cursos e professores;
  • Promover reuniões com representações de turmas e demais entidades estudantis;
  • Atuar como mediador na solução de eventuais conflitos envolvendo alunos, alunos e professores, alunos e coordenação, alunos e funcionários, professores e coordenação e funcionários e coordenação.

Regulamento:

Guia do Aluno: