Pesquisa Aplicada em Andamento

Modelagem Epidemiológica

  • Modelagem da contribuição dos tanques de piscicultura na população do mosquito da espécie anopheles, e o impacto na transmissão da Malária
    María Soledad Aronna

    A piscicultura contribui na transmissão da malária em algumas partes da Amazônia e, em particular na Região do Alto Jurua, no Acre, e algumas áreas do Peru. A piscicultura é realizada em tanques artificiais que automaticamente se transformam em espaços atrativos para os mosquitos depositar seus ovos. Limpar o bordo dos tanques de cultivo é uma técnica de controle do mosquito muito eficaz, mas é demorado e cansativo, e o piscicultor nem sempre é ciente do benefício desta ação. Nesse projeto pretendemos modelar conjuntamente a evolução da dinâmica da malária e a evolução da população de mosquitos, que depende fortemente da limpeza dos tanques de cultivo. Em particular, temos como objetivo representar o cenário observado em Mancio Lima, Alto Jurua, no Acre. Com este modelo, buscamos respostas para as seguintes perguntas. Qual é a contribuição relativa dos tanques de piscicultura em uso e dos tanques abandonados para o população total de mosquitos? Quais são as melhores estratégias para controlar o tamanho da população de mosquitos que ao mesmo tempo otimizam o ganho econômico? Qual é a relação entre a incidência da malária e a ação de limpeza dos tanques?

    Pretendemos também estudar as interações entre indivíduos e agentes do governo em relação à contenção e ressurgimento de surtos de malária

    Colaboradores: Cláudia Codeço (Fiocruz, Rio), Felipe Antunes (aluno Mestrado EMAp)

Redes Complexas

  • Redes de citações em periódicos, patentes e notícias.
    Moacyr Alvim Horta Barbosa da Silva, Walter Sande

    Os periódicos científicos são regularmente julgados e classificados com relação a sua relevância no cenário científico. A relevância e a qualidade de seus artigos podem ser inferidas pelas citações recebidas por outros artigos e outras revistas. A análise desta rede de citações contém muita informação sobre o papel dos periódicos: quais são os mais centrais, quais são periféricos. Este projeto analisa como grupos de periódicos podem se comportar de forma estratégica com o objetivo de se beneficiar de métricas de centralidade em redes de citação, bem como quantificar a eficácia destas estratégias em várias métricas distintas e avaliar detectabilidade de tais grupos estratégicos.

Modelagem e Inferência Estatística

  • Esporte em Números
    Moacyr Alvim Horta Barbosa da Silva, Walter Sande, Paulo Cezar P. Carvalho

    Procuramos neste projeto desenvolver, analisar e avaliar modelos de previsões e “ranqueamento” em esportes (futebol e outros esportes também). O projeto foi bem sucedido na copa 2014 (exceto para o 7x1). Os resultados estão em emap.fgv.br/copa-2014. Pretendemos aprimorar os modelos para a copa de 2018.

Aprendizagem Estatística de Máquinas e Aplicações

  • Governança de Dados Corporativos na FGV
    Eduardo Fonseca Mendes, Flávio Codeço Coelho, Moacyr Alvim Horta Barbosa da Silva, Renato Rocha Souza, Rodrigo dos Santos Targino, Yuri Fahham Saporito

    Este projeto de pesquisa visa à construir um framework tecnológico, metodológico e institucional para o desenvolvimento de iniciativas de data science na FGV, que dependam do uso intensivo de bases de dados, Envolve a coleta de dados, armazenamento, processamento, indexação e recuperação, a gestão de ambientes de High Performance Computing, e a formação de pesquisadores.

Representação do Conhecimento, Linguagem e Lógica

  • Expansão do corpus Português da Universal Dependencies
    Alexandre Rademaker

    Desde 2016 começamos a participar e contribuir com o projeto http://universaldependencies.org. Somos atualmente responsáveis pelo corpus UD_Portuguese, originado no Bosque da Linguateca (http://linguateca.pt) e sua adaptação para as diretrizes UD. Neste projeto desenvolvemos técnicas e recursos para acelerar a revisão do corpus e sua expansão para 3x o número de sentenças atuais até final de 2017.

  • Desenvolvimento de gramáticas computacionais para o Português
    Alexandre Rademaker

    Tomando como partida iniciativas anteriores em formalismos gramaticais como (Constraint Grammar, GF, HPSG etc), pretendemos desenvolver gramáticas de  grande cobertura para o Português. 

  • Expansão da openWordnet-PT
    Alexandre Rademaker

    A openWordnet-PT (OWN-PT, http://wnpt.brlcloud.com/wn/) é atualmente a maior e mais completa Wordnet para o Português. Desenvolvida desde 2010, este recurso léxico tem aplicação em várias tarefas de PLN. A OWN-PT é um projeto colaborativo, com parceiros em diversas instituições de ensino não apenas no Brasil. Este projeto visa a expansão do recurso para domínios específicos (legal, O&G, agricultura etc) bem como o desenvolvimento de métodos de avaliação do recurso e metodologias para sua expansão. Mais informação no site do recurso e http://arademaker.github.io/publications.html