Aplicação de Modelo Multiagentes em larga-escala ao Estudo de Dinâmicas do Aedes e Humanos, com Co-circulação de Múltiplos Sorotipos da Dengue

Rogério Rizzi

25 de Maio de 2017 às 16h

Serão apresentados os primeiros resultados de simulações em em GPU de modelos Multi-agentes aplicados à dinâmica de transmissão da dengue a nível de indivíduos. Nesta categoria de modelos, a dinâmica individual de milhões de indivíduos (humanos e mosquitos) é simulada explicitamente de forma computacional, sobre uma representação explícita acurada do espaço geográfico. O sistema resultante é altamente parametrizável permitindo a simulação de cenários específicos com alto grau de detalhe. Neste seminário serão apresentados resultados preliminares baseados na cidade de Boavista de Aparecida, no Paraná. Onde está sendo aplicado um programa intenso de vacinação contra a Dengue. Este modelo será de enorme importância na avaliação do impacto da vacinação nesta cidade em demais municípios do Paraná.

Rogério Rizzi possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1991), graduação em Licenciatura em Ciências/Habilitação em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1988), especialização em Informática na Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (1997), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Computação e Matemática Aplicada. Tem interesse na área de Mecânica dos Fluidos Aplicada, Mecânica dos Sólidos Aplicada, Epidemiologia Computacional e Modelos Computacionais Paralelos.