Como discretizar uma chaleira: resolução numérica de EDPs em superfícies

Alexandre Madureira

11 de Maio de 2017 às 16h

Nesta palestra analiso a influência da curvatura na discretização via elementos finitos de equações diferenciais parciais (EDPs) em superfícies. Em particular descrevo uma estratégia de discretização que leva em conta como regiões de alta curvatura afetam a solução. Situação semelhante ocorre quando tenta-se discretizar uma região em formato de L (polígono não convexo). No decorrer da palestra introduzirei o método de elementos finitos (no plano e em superfícies), bem como aspectos importantes da análise do método.

Alexandre Madureira possui graduação em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e Doutorado em Matemática - Pennsylvania State University (1999). Atualmente é pesquisador titular do Laboratório Nacional de Computação Científica e colaborador da EPGE da Fundação Getúlio Vargas. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise Numérica, atuando principalmente nos seguintes temas: análise assintótica, modelagem de corpos delgados e elementos finitos.