Compartilhando resultados de Projetos de Pesquisa Aplicada

Asla Sá

1 de Junho de 2017 às 16h

Nesta palestra pretendo compartilhar com o público da EMAp dois projetos de Pesquisa Aplicada desenvolvidos nos dois últimos anos. O primeiro diz respeito a utilização de tecnologia 3D no contexto de preservação de acervos de museus. Apresentarei o caso da digitalização de um barco em marfim do acervo do museu Histórico Nacional e as questões de pesquisa que surgiram a partir deste projeto. O segundo diz respeito a iniciativa de participação no Festival de Matemática ocorrido em Abril deste ano. Apresentarei o software interativo "Fazer Caber", bem como as atividades propostas na oficina que foi proposta durante o Festival. A palestra tem o objetivo de divulgar os trabalhos realizados e também de pensar nos possíveis desdobramentos e continuidade destes projetos.

Asla Sá é Professora e Pesquisadora da Escola de Matemática Aplicada EMAp-FGV/RJ (http://emap.fgv.br). Pós Doutorado pelo Cultural Informatics Research Group da Universidade de Brighton na Inglaterra (2012 e 2016). Doutora em Ciências, com ênfase em Computação Gráfica, pelo IMPA- Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2006). Mestre em Matemática Aplicada pela UFRJ (2001). Bacharel em Matemática pela UFRJ (1999). Áreas de Pesquisa: Computação Gráfica e Visualização de Informação.