Detecção de Robôs nas Redes Sociais

Quem: 

Carla Pacheco

Onde: 

Praia de Botafogo, 190 - sala 537

Quando: 

5 de Abril de 2018 às 16h

A utilização de robôs nas redes sociais tem sido destaque nas mídias de comunicação. A detecção destes robôs, socialbots, é tema de vários trabalhos acadêmicos e objetivo de corporações que visam mitigar a propagação de notícias falsas e a manipulação de informações. Desta maneira, diversas técnicas de detecção baseadas em classificação de dados foram propostas, mas o problema ainda é persistente. É investigada a classificação de dados através da utilização de algoritmos de aprendizado de máquina, especialmente os não-supervisionados, bem como a necessidade de gerar uma base de dados devidamente rotulada e com qualidade garantida.

Nesta palestra, serão apresentados os problemas relacionados à detecção de robôs nas redes sociais, suas causas e propostas de soluções. Serão abordadas duas propostas de metodologias: uma, para construção de bases de dados de referência e, outra, para a garantia de rotulação de bases de dados. Como parte da proposta de solução, será descrito o uso de estratégias que complementam os algoritmos usuais de aprendizado de máquina.

*Texto informado pelo autor. 

Palestrante: 

Carla Pacheco é doutoranda em Engenharia de Defesa pelo IME - Instituto Militar de Engenharia (2014-2018), com ênfase em Inteligência Artificial, Mineração de Dados e Defesa Cibernética. Mestre em Engenharia da Computação (antigo Sistemas e Computação) pelo IME (2012), com ênfase em Defesa Cibernética. Bacharel em Informática pela UNESA (2008). Possui experiência profissional em grandes empresas e, recentemente, ganhou o prêmio de Melhor Projeto de Startup FGV & IME: Pitch para investidores.