Modelando redes multicamada variantes no tempo (e além?)

Artur Ziviani

20 de Abril de 2017 às 16h

Esta palestra apresentará um recente trabalho em modelagem de redes multicamada variantes no tempo. O modelo proposto tem uma forte relação com grafos direcionados tradicionais, logo levando a um arcabouço teórico útil para a análise de sistemas complexos em rede. No caso específico de grafos variantes no tempo, é mostrado que esse arcabouço teórico é um modelo unificador capaz de representar diversas classes de modelos anteriores para redes dinâmicas encontrados na literatura recente, que em geral são incapazes de representar uns aos outros. Além disso, o básico é adotado para introduzir e investigar a noção de centralidade de tempo em redes complexas dinâmicas. Finalmente, também será apresentado uma breve visão geral das atividades atuais em curso no LNCC relacionadas à ciência de redes e ciência de dados.

Artur Ziviani é Tecnologista Sênior do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) do MCTIC. É Engenheiro Eletrônico pela Escola Politécnica da UFRJ, Mestre em Engenharia Elétrica (com ênfase em Teleinformática) pela COPPE/UFRJ e Doutor em Ciência da Computação pela Université Paris VI, Sorbonne Universités, França. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (nível PQ-1D) e atua como membro do Corpo Editorial dos periódicos internacionais IEEE Communications Surveys & Tutorials e Computer Networks (Elsevier). Atualmente é também coordenador do Comitê Técnico de Monitoramento de Redes (CT-Mon) da RNP e coordenador da iniciativa de INCT em Ciência de Dados (INCT-CiD), reconhecida recentemente pelo CNPq . Seus interesses atuais de pesquisa incluem caracterização, modelagem e análise de redes computacionais, bem como ciência de redes e suas aplicações em contextos interdisciplinares. É sócio da SBC, membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e membro Sênior da ACM e IEEE.