Ondas viajantes em fenômenos de Óptica Não-Linear

Adán J. Corcho Fernández

23 de Março de 2017 às 16h

O estudo qualitativo de soluções localizadas de tipo ondas viajantes é de grande interesse em algumas áreas da Física-Matemática. Essas soluções especiais são o ponto de partida para o estudo de outros problemas mais profundos desde o ponto de vista matemático. Apresentaremos alguns resultados de existência e não existência de tais soluções para uma família especial de modelos dispersivos que aparecem em Óptica Não-Linear, cujas dispersões são de tipo Schrödinger. A parte final da palestra será dedicada a comentar alguns problemas em aberto relativos à dinâmica da família estudada.

Adán J. Corcho Fernández possui bacharelado em Matemática pela Universidad de Oriente-UO/Cuba, Mestrado e Doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada-IMPA. Realizou estágios pós-doutorais na Universidad del País Vasco-UPV/España e no Instituto Superior Técnico de Lisboa-IST/Portugal. Foi Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas-UFAL durante o período e atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Tem experiência na área de Matemática com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, atuando principalmente nos seguintes temas: Problema de Cauchy para Equações de Evolução Não-Lineares e conexões com Análise Harmônica.