Sons e Análise de Fourier: Contextualizando Funções Trigonométricas no Ensino Médio

Humberto Bortolossi

4 de Maio de 2017 às 16h

Como contextualizar funções trigonométricas no Ensino Médio? Como relacionar este conteúdo escolar no âmbito de "saberes e profissões"? Como fazê-lo de forma interdisciplinar? Responder a estas perguntas foi um dos desafios propostos pelo projeto EM-Ação (Ensino Médio em Ação) promovido pelo Governo do Estado da Bahia. Nesta palestra, mostrarei como respondi ao desafio proposto usando, para isto, vários experimentos sonoros e a Análise de Fourier.

Humberto Bortolossi possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrado em Matemática pelo IMPA e Doutorado em Matemática pela PUC-Rio. É professor Associado I da Universidade Federal Fluminense e professor bolsista do CEDERJ, atuando em cursos de graduação (presencial e à distância), especialização e mestrado profissional. É coordenador do Instituto GeoGebra no Rio de Janeiro, membro do Comitê Acadêmico da Casa SESI Matemática e membro do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Matemática. Atualmente tem se dedicado a questão do ensino de matemática e estatística com o uso de recursos computacionais.