Engenharia de Software

Requisitos, especificação e projeto de sistemas de software. Ciclo de vida de desenvolvimento de software. Construção e uso de módulos, interfaces e bibliotecas. Programação colaborativa. Processos e ferramentas de desenvolvimento de software. Qualidade de software. Princípios de modelagem software e linguagem UML. Arquitetura de software e padrões de projeto.

Informações Básicas

Carga horária
60h.
Pré-requisito
Linguagens de Programação, Modelagem Informacional

Obrigatória:

  • SOMMERVILLE, I. Engenharia de software. Pearson Universidades, Abril, 2019.
  • PRESSMAN, R. S. Engenharia de software. AMGH, Julho, 2021.
  • MARTIN, R. C. Código limpo: Habilidades práticas do Agile Software. Alta Books, 3ª edição, Setembro, 2009.

Complementar:

  • LARMAN, C. Utilizando UML e Padrões: Uma Introdução à Análise e ao Projeto Orientados a Objetos e ao Desenvolvimento Iterativo. Bookman, 2006.
  • SUTHERLAND, J. SCRUM: guia prático. Editora Sextante, 1ª edição, Janeiro, 2020.
  • FOWLER, M. Refatoração: Aperfeiçoando o Design de Códigos Existentes. Novatec Editora, 2ª edição, Abril, 2020.
  • FOWLER, M. Patterns of Enterprise Application Architecture. Addison-Wesley Professional, 1ª edição, Novembro, 2002.
  • MARTIN, R. C. Código limpo: Habilidades práticas do Agile Software. Alta Books, 3ª edição, Setembro, 2009.
A A A
High contrast

Esse site usa cookies

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.