Modelagem de nicho ambiental de vetores do vírus da Dengue com métodos de Gradient Boosting Decision Tree

Aluno(a):

• Gabriel Lima Novais - candidato ao título de mestre

Data:

22/03/2021 - 15:00

Local:

Via Zoom https://fgv-br.zoom.us/j/98051490824?pwd=WkpnRVlBNHhkblkvb25JVkpOYkFUZz09 ID: 980 5149 0824 Passcode: 805428

Resumo:

O objetivo deste trabalho concentra-se em modelar o nicho ambiental de vetores do vírus da Dengue em nível municipal. Isto é realizado através de métodos de Gradient Boosting aplicados em modelos de Ensemble baseados em árvores de decisão. Três conhecidas técnicas foram utilizadas: XGBoost, LightGBM e CatBoost. Tais métodos são famosos pela sua capacidade de resolver problemas de classificação produzindo elevada acurácia e apresentando relevância das variáveis para o modelo. Os resultados obtidos apontam que esses modelos conseguem apresentar acurácia razoável, acima de 75%, o que associada as demais métricas de avaliação, indicam ótima performance e possível aplicação em tomadas de decisão no contexto de políticas públicas.

Texto informado pelo autor.

Membros da banca:

• Claudio José Struchiner (orientador) - FGV EMAp