Previsões de Resultados em Partidas do Campeonato Brasileiro de Futebol

Local:

Auditório 537

Resumo:

Prever resultados de partidas de futebol é um problema que vem sendo explorado há décadas. Tais resultados podem ser vistos por dois pontos de vista, prever o placar ou apenas prever o resultado: vitória, empate ou derrota. Quando se tem modelos que buscam prever a quantidade de gols marcados por cada uma das equipes, ambos pontos de vista do resultado de uma partida podem ser contemplados, placar e resultado.

Desde 1950, diferentes abordagens e modelos foram propostos com intuito de modelar a quantidade de gols marcadas por cada time em uma partida. Uma das abordagens mais exploradas foi caracterizar a quantidade de gols marcados por cada uma das equipes como uma variável que segue a distribuição de Poisson. Desde os primeiros trabalhos, uma hipótese trabalhada foi que a quantidade de gols marcados pelo time mandante e visitante seriam independentes. Porém, alguns autores utilizaram abordagens que consideram correlação no placar das duas equipes, sejam elas através do uso da Poisson Bivariada ou da adaptação do modelo independente. Contudo, a grande maioria desses trabalhos esteve limitada a usar como informação apenas os times participantes das partidas e a quantidade de gols marcados e sofridos por cada uma delas.

Esta dissertação tem por objetivo explorar a capacidade preditiva de diferentes modelos de Poisson propostos na literatura para prever a quantidade de gols marcados por cada uma das equipes em uma partida, além de fazer uso de mais variáveis explicativas, tais como número de finalizações, número de finalizações certas, roubadas de bola, variáveis essas provenientes do Cartola FC. Cada um dos modelos explorados é analisado tanto do ponto de vista de acertar o verdadeiro placar da partida quanto acertar o verdadeiro resultado da partida, vitória, empate ou derrota.

*Texto enviado pelo aluno.

Membros da banca:

• Moacyr Alvim Horta Barbosa da Silva (orientador) – FGV EMAp