Doutorado em Modelagem Matemática

 

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS EDITAL DO PROCESSO SELETIVO

DOUTORADO EM MODELAGEM MATEMÁTICA ANO 2019

 

 

A Fundação Getulio Vargas torna público a abertura das inscrições para o Processo Seletivo do Curso de Doutorado em Modelagem Matemática para o ano de 2019 da Escola de Matemática  Aplicada FGV EMAp. Clique aqui para acessar o edital. Para se inscrever no processo seletivo, clique aqui.

 

1. DO CURSO

1.1 Curso aprovado na 181ª reunião do CTC-ES da Capes de 28 a 30/11 de 2018, publicado no site da CAPES em 06/12/2018 e homologado pela Capes em 02/05/2019.  

 

1.2   O curso tem duração máxima de 4 (quatro) anos divididos em trimestres letivos.

 

2.DAS CONDIÇÕES

2.1. Podem inscrever-se candidatos brasileiros e estrangeiros, residentes ou não no Brasil, portadores de Diploma  de  Graduação  ou  Mestrado  em  curso  reconhecido  pelo  MEC,  ou  de  Diploma  estrangeiro validado pelo governo brasileiro.

 

2.2. Em caso de Diploma de Graduação ou Mestrado obtido em Instituições estrangeiras, o documento deverá ser consularizado pela representação do Brasil (Embaixadas/Consulados) no país de origem do Diploma ou apostilado, conforme a Convenção de Haia, e apresentado com a tradução juramentada.

 

2.3   Para a matrícula, a comprovação da conclusão do curso de Graduação é obrigatória, sendo desejável  a apresentação do Diploma de Mestrado .

 

2.4 O Cronograma com as Etapas do Processo Seletivo e a data do início do curso estão disponíveis no anexo I deste Edital.

 

3.  DAS VAGAS

3.1 Serão ofertadas 10 (dez) vagas e o seu preenchimento obedecerá aos critérios de classificação dispostos neste Edital.

 

3.2 O Processo Seletivo é válido somente para ingresso na turma definida no presente edital, não havendo reserva de vaga para períodos letivos posteriores.

 

3.3 O ingresso estará condicionado à aprovação e a classificação dos candidatos no processo seletivo dentro do limite de vagas estabelecidos nesse Edital.

 

3.4 A FGV EMAp, garantindo a qualidade do processo acadêmico proposto para os cursos, se reserva o direito de não preencher o total de vagas oferecidas.

 

4.DA INSCRIÇÃO

 

4.1 Das informações gerais

a.  As inscrições serão realizadas somente pela internet (anexo I);

b.  É de responsabilidade do candidato a exatidão das informações prestadas na ficha de inscrição;

c.   Taxa de inscrição:

•     A taxa de inscrição ao Processo Seletivo no valor de R$ 100,00 (cem reais), poderá ser paga em qualquer agência bancária, cartão de crédito ou via internet;

•     Para  inscrições  realizadas  até  o  dia  06/06/2019  será  concedido  desconto  de  25%  (vinte  e cinco por cento) sobre o valor da taxa.

d.  A inscrição somente será confirmada após pagamento da taxa;

e.  Pagamentos fora do prazo de inscrição ou a realização da inscrição de forma indevida excluem o candidato do Processo Seletivo.

f.   O  candidato  poderá  solicitar  o  cancelamento  da  sua  participação  no  Processo  Seletivo,  e  a devolução  da taxa de  inscrição, em  até  07  (sete)  dias corridos a contar da  data de  pagamento. Após o referido prazo, não serão efetuados ressarcimento dos valores pagos.

 

4.2 Da formalização da inscrição

4.2.1 A inscrição será formalizada mediante ao upload da documentação abaixo, na página de inscrição do Processo Seletivo:

a.  Documento de Identidade;

b.  Passaporte (candidatos estrangeiros);

c.   Currículo  Lattes/CNPq  (http://lattes.cnpq.br)  anexando  cópias  dos  trabalhos  mais  relevantes, quando houver (opcional) ou Curriculum Vitae;

d.  Formulário de Solicitação de Nome Social - item 6 e anexo II;

e.  Laudo Médico (Pessoas com Deficiência) - item 5.2;

f.Diploma   de   Graduação.   Em   caso   de   curso   realizado   no   exterior,   o   documento   deverá   ser consularizado pela representação do Brasil (Embaixadas/Consulados) no país de origem do Diploma ou apostilado, conforme a Convenção de Haia, e apresentado com a tradução juramentada;

g.   Diploma de Mestrado (portadores de título de Mestre). Em caso de curso realizado no exterior, o documento deverá ser consularizado pela representação do Brasil (Embaixadas/Consulados) no país de origem  do  Diploma  ou  apostilado,  conforme  a  Convenção  de  Haia,  e  apresentado  com  a  tradução juramentada;

h.  Candidatos  em  fase  de  conclusão  de  curso  de  Graduação  poderão  apresentar,  para  inscrição  ao Processo Seletivo, declaração com previsão de conclusão de curso (emitida há menos de 60 dias). Para a efetivação da matrícula será obrigatória a apresentação do Diploma ou Declaração contendo a data de colação de grau;

i.    Proposta de Pesquisa;

j.    Certificado de conclusão de curso MBA ou Pós Graduação, lato sensu, FGV (se aplicável) vide item 11.1;

k.   Classificação e nota em um dos seguintes exames (opcional):

•    POSCOMP (validade: 2 anos);

•    GRE (validade: 2 anos);

•    ANPAD (validade: 2 anos);

•    ANPEC (validade: 2 anos).

l.  Certificado de proficiência em língua inglesa de um dos seguintes testes (opcional):

•    IELTS;

•    TOEFL;

•    Cambridge ESOL: FCE, CAE ou CPE.

 

Informações Complementares:

1.    Todos os documentos deverão ser digitalizados, gerados no formato “PDF” e anexados à Ficha de

Inscrição.

2.    Não serão aceitas fotos de documentos.

3.    O tamanho máximo permitido para upload de cada documento é de 1,5MB.

4.    Os documentos que possuem frente e verso ou mais de 1 (uma) página, devem ser digitalizados em um único arquivo (ex.: identidade, passaporte, diploma, etc.).

5.    Os   candidatos   deverão   consultar   o   status   da   documentação   anexada,   através   do   site www.fgv.br/processoseletivo/DMM,  Menu  “Visão  Geral”,  link  “Acompanhe  sua  Inscrição".  Os documentos serão verificados no prazo de 3 (três) dias úteis após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

 

4.2.2  Somente  estarão  aptos  a  participarem  do  Processo  Seletivo  os  candidatos  que  efetuarem  o pagamento da taxa de inscrição e o upload de toda a documentação descrita no item 4.2.1.

 

5. DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

5.1 O candidato com deficiência, que necessite de condições específicas para a realização das provas e entrevista, deverá realizar, no ato da inscrição, o upload do laudo médico, informando sua necessidade específica, no prazo descrito no Cronograma (anexo I).

 

5.2 O laudo médico anexado  deverá  conter informações exatas e fidedignas, sob pena do candidato responder contra a fé pública e de ser eliminado do Processo Seletivo ou, posteriormente, do curso.

 

5.3  Cabe  ao  candidato  prestar  todas  as  informações  necessárias  a  seu  atendimento.  A  ausência  da documentação  solicitada  neste  Edital  implicará  na  realização  das  provas  nas  mesmas  condições  dos demais candidatos.

 

5.4  Se  aprovado  no  Processo  Seletivo  e,  caso  necessite  de  recursos  específicos  para  mobilidade, acompanhamento  das  aulas  e  atividades  acadêmicas,  o  candidato  deverá  formalizá-lo  através  de formulário  específico  no  ato  da  matrícula,  anexando  laudo  médico  e  descrevendo  o(s)  recurso(s) necessário(s).

 

5.5   O   atendimento   às   condições   especiais,   ficará   sujeito   à   análise   da   legalidade,   viabilidade   e razoabilidade do pedido. O parecer será comunicado ao inscrito em um prazo de até 07 (sete) dias úteis após sua solicitação.

 

6. DA IDENTIDADE DE GÊNERO

6.1 Em atendimento  aos termos da legislação em  vigor, Resolução CNE/CP  nº 01  de 19/01/2018, que dispõe sobre o direito  ao  uso  do  nome  social,  o candidato  poderá  realizar sua  solicitação, mediante requerimento (anexo II), a ser encaminhada juntamente com a documentação de inscrição no processo seletivo, no prazo estabelecido no Cronograma (anexo I).

 

6.2 Em caso de aprovação no Processo Seletivo, o formulário e a documentação específica deverão ser apresentados no ato da matrícula, conforme Cronograma (anexo I).

 

6.3 A FGV reserva-se o direito de exigir, a qualquer tempo, outros documentos comprobatórios quanto à solicitação de inclusão de Nome Social.

 

7. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

O processo de seleção será dirigido pela Coordenação do Programa de Doutorado e será realizado em 2 (duas) etapas, de caráter eliminatório:

 

7.1 1ª etapa - Os candidatos ao Programa Doutorado em Modelagem Matemática serão selecionados por uma Comissão de Seleção constituída por docentes do Programa, de acordo com os critérios abaixo especificados:

a.   Análise documental;

b.  Análise do Currículo Vitae ou Lattes;

c.   Proposta de pesquisa.

 

7.2 2ª etapa - Os candidatos selecionados na etapa acima serão convocados para a etapa de Entrevistas.

7.2.1  As Entrevistas de seleção ocorrerão no período previsto no Cronograma (anexo I).

 

7.2.2 Candidatos residentes em outros Estados, poderão realizar a entrevista via Skype.

 

7.2.3  O  agendamento  das  Entrevistas  será  realizado  por  meio  de  e-mail  ou  contato  telefônico,  pela

Coordenação do Curso.

 

7.2.4 O candidato deverá obedecer a pontualidade para a realização da Entrevista.

 

7.2.5  Não  será  permitido  acessar  as  dependências  da  FGV  trajando  bermuda,  chinelos,  camisetas regatas, minissaia, blusa modelo top ou cropped.

 

7.3 Em hipótese nenhuma haverá reagendamento de entrevista em decorrência do não cumprimento do  item  7.2    ou  quaisquer  outros  que  impeçam  a  realização  da  Entrevista  via  Skype,  no  caso  de candidatos de outros Estados

 

8. DOS CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO DOS CANDIDATOS

8.1  Os  candidatos  ao  Programa  de  Doutorado  serão  selecionados  por  uma  Comissão  constituída  por Docentes do Programa, que levará em consideração, a Análise Documental, Curriculuns, Entrevista e a Proposta de Pesquisa (item 7.1).  Os critérios serão julgados por um Comitê que avaliará a capacidade do candidatos na análise de  cenários e suporte à tomada de decisões em situações de uso intensivo de dados, além de contribuições significativas à pesquisas na área.

 

8.2   Poderá   haver   candidatos   aprovados,   mas   não   classificados   em   razão   do   número   de   vagas disponíveis. Os candidatos aprovados, mas não classificados serão  dispostos em ordem  decrescente e constituirão uma lista de espera que poderá levar à matrícula em caso de desistência ou desclassificação de candidatos classificados.

 

8.3 Em caso de empate, a classificação será definida com base nos seguintes critérios:

a.  Maior nota na Análise Documental, incluindo-se os Curriculuns;

b.  Maior nota na Entrevista;

c.   Maior nota na Proposta de Pesquisa;

d.  Persistindo o empate será usado o critério da idade, sendo selecionado o aluno com maior idade.

 

8.4 A relação dos candidatos classificados e lista de suplentes serão divulgadas, conforme cronograma, no portal da FGV EMAP, após finalizadas as etapas descritas no item 8.3.

 

8.5 Somente poderá efetivar a matrícula o candidato aprovado em todas as etapas do processo seletivo.

 

9. DAS BOLSAS DE ESTUDOS

9.1. As regras de obtenção e manutenção das bolsas sujeitam-se às normas estabelecidas pelas agências públicas  de  fomento,  neste  caso,  a  CAPES  (Coordenação  de  Aperfeiçoamento  de  Pessoal  de  Nível Superior / Programa de Excelência Acadêmica).

 

9.2. Parcerias com algumas instituições privadas têm possibilitado também, ao longo dos últimos anos, a provisão de algumas bolsas adicionais.

 

9.3.  As  bolsas  de  Doutorado  são  renovadas,  trimestralmente,  com  base  no  progresso  dos  alunos, desempenho e dedicação integral ao Programa.

 

10. DA MATRÍCULA

10.1 Etapa 1:  Pré-matrícula

Os  candidatos  aprovados  deverão,  antes  da  etapa  da  matrícula  presencial,  realizar  o  upload  dos documentos, conforme orientações abaixo indicadas:

 

10.1.1  O  upload  dos  documentos  referentes  à  matrícula,  deverá  ser  realizado  na  página  do  processo seletivo  www.fgv.br/processoseletivo >  Menu  Resultado  >  link  Pré-Matrícula,  conforme  especificações abaixo e no prazo estabelecido no Cronograma (anexo I):

a.  Os documentos deverão ser digitalizados (escaneados) e gerados no formato “PDF”;

b.  As fotos devem ser digitalizadas (escaneadas) e gerados no formato “JPEG”; c.   O tamanho máximo permitido para upload de cada documento é de 1,5MB; d.  Não serão aceitas fotos de documentos;

e.  Os documentos que possuem frente e verso ou mais de 1 (uma) página, devem ser digitalizados em um único arquivo (ex.: Diploma, Documento de Identidade etc);

f.   Documentos   ilegíveis,   incompletos   ou   fora   dos   padrões   acima   estabelecidos   e   do   prazo estabelecido  no  Cronograma  (anexo  I)  invalidarão  a  etapa  de  pré-matrícula  e,  posteriormente,  a matrícula do candidato.

 

10.2 Etapa 2: Matrícula Presencial

Os   candidatos   deverão   apresentar   na   FGV   SRA   os   originais   de   todos   os   documentos,   abaixo relacionados, para fins de autenticação dos documentos anexados, por upload, na página do processo seletivo (item 10.1):

 

10.2.1 Candidato Brasileiro

a.  2 (duas) fotos 3x4 recentes;

b.  Documento Oficial de Identidade (não será aceito passaporte);

c.   CPF (caso não conste no documento de identidade);

d.  Certidão de Nascimento ou Casamento, conforme estado civil;

e.  Laudo Médico (Pessoa com Deficiência) - vide item 5;

f.   Formulário de inclusão de Nome Social - vide item 6 e anexo II;

g.   Diploma de Graduação. Em caso de Diploma de Graduação obtido em instituições estrangeiras, o documento      deverá      ser      consularizado      pela      representação      do      país      de      destino (Embaixadas/Consulados) ou apostilado, conforme  a Convenção  de  Haia,  e  apresentado  com  a tradução juramentada;

h.  Diploma de Mestrado (portadores de título de Mestre). Em caso de curso realizado no exterior, o documento deverá ser consularizado pela representação do Brasil (Embaixadas/Consulados) no país de origem  do  Diploma  ou  apostilado,  conforme  a  Convenção  de  Haia,  e  apresentado  com  a  tradução juramentada.

 

10.2.2 Candidato Estrangeiro

a.  2 (duas) fotos 3x4 recentes;

b.  Passaporte;

c.   Visto Temporário de Estudante;

d.  CPF;

e.  Registro Nacional Migratório - RNM;

f.   Certidão de Nascimento ou Casamento, conforme estado civil;

g.   Laudo Médico (Pessoa com Deficiência) - vide item 5

h.  Formulário de inclusão de Nome Social - vide item 6 e anexo II;

i.   Diploma de Graduação. Em caso de Diploma de Graduação obtido em instituições estrangeiras, o documento      deverá      ser      consularizado      pela      representação      do      país      de      destino (Embaixadas/Consulados)  ou  apostilado,  conforme  a  Convenção  de  Haia,  e  apresentado  com  a tradução juramentada;

j. Diploma de Mestrado (portadores de título de Mestre). Em caso de curso realizado no exterior, o documento deverá ser consularizado pela representação do Brasil (Embaixadas/Consulados) no país de origem  do  Diploma  ou  apostilado,  conforme  a  Convenção  de  Haia,  e  apresentado  com  a  tradução juramentada.

k.   Apólice de seguro no importe mínimo de € 30.000 (trinta mil euros) ou US$ 42.000 (quarenta e dois mil dólares americanos) e contemplando traslado para país de origem.

 

10.2.3  Os  documentos  abaixo  relacionados  estão  disponíveis  para  impressão  no  site  do  processo seletivo e deverão ser apresentados no ato da matrícula:

a.  2 (duas) vias do Contrato de Prestação de Serviços, assinadas;

b.  Comprovante de pagamento da 1ª (primeira) parcela da mensalidade;

c.   Ficha de matrícula preenchida e assinada;

d.  Termo de Responsabilidade, assinado;

e.  Declaração de Subsistência (apenas para candidatos estrangeiros).

 

10.2.4  Em caso de alteração do nome civil, os documentos deverão estar atualizados, de acordo com a

Certidão vigente.

 

10.2.5 Os candidatos residentes em outros estados deverão cumprir as etapas descritas nos itens 10.2.1 e 10.2.2 e enviar cópia autenticada (em cartório) dos documentos, via SEDEX, sendo válido, para todos os efeitos, a data de postagem conforme Cronograma (anexo I). Os documentos descritos no item 10.2.3 não necessitam de autenticação.

 

10.2.6. Em função dos prazos da Polícia Federal para a emissão do RNM - Registro Nacional Migratório, será aceito, provisoriamente, para a matrícula, o protocolo da solicitação do documento, mencionada a data de validade do referido documento.

 

10.2.7. Em caso da impossibilidade de apresentação do Diploma de Graduação, concluído em Instituição de Ensino Superior no Brasil, o candidato terá que, obrigatoriamente, apresentar cópia autenticada da declaração de conclusão do curso e data da colação de grau, emitida há menos de 60 (sessenta) dias, devidamente assinada, carimbada pela Instituição de Ensino Superior e com reconhecimento de firma das assinaturas.

 

10.2.8 O candidato que não entregar cópia autenticada do Diploma de Graduação antes do término do

1º (primeiro) período letivo do curso, ficará impossibilitado de renovar a matrícula para o período letivo subsequente.

 

10.2.9 O candidato que não apresentar a cópia autenticada da RNM antes do término do 1º (primeiro)

período letivo do curso, ficará impossibilitado de renovar a matrícula para o período subsequente.

 

10.2.10. Não serão aceitas, em hipótese alguma, mesmo que aprovados no processo seletivo, matrícula de candidatos em fase de conclusão do curso de Graduação.

 

10.2.11.  No  caso  de  não  comparecimento  do  candidato  para  efetivação  da  matrícula,  de  envio  de documentos   fora   do   prazo   estabelecido   ou   de   desistência,   poderá   ser   convocado   o   candidato imediatamente seguinte da lista de espera.

 

 

11. DO CANCELAMENTO DE MATRÍCULA

11.1. Havendo o cancelamento de matrícula no curso, será restituído 80% (oitenta por cento) do valor pago  na  1ª  (primeira)  parcela,  desde  que  o  pedido  seja  formalizado,  via  requerimento,  na  FGV  SRA  - Secretaria de Registros Acadêmicos, no prazo estabelecido no Cronograma (anexo I).

 

11.2.  Terá  a  matrícula  cancelada,  a  qualquer  época,  o  candidato  que  fizer  uso  de  documentos  e/ou informações  falsas,  fraudulentas,  eivadas  de  irregularidades  e/ou  outros  ilícitos,  sendo  que,  nestes casos, em hipótese alguma, os valores pagos serão restituídos.

 

11.3. Não  é  permitido  a solicitação  de  Trancamento  do  curso, período ou  disciplinas  no  1º  (primeiro)

período letivo.

 

12. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

12.1  Os  casos  omissos  e  situações  não  previstas  neste  Edital  serão  resolvidos  pela  Coordenação  do

Curso, ouvidos os membros da comissão de seleção.

 

12.2.  Os  candidatos  inscritos  neste  Processo  estão  sujeitos  às  normas  constantes  deste  Edital,  bem como às Normas Complementares, Avisos Oficiais e em demais documentos oficialmente divulgados.

 

12.3.   Ao   proceder   com  a   sua   inscrição,   o   candidato   estará   aceitando   integralmente   as   regras estabelecidas neste Edital e do Regulamento do Programa, disponíveis para consulta no portal da FGV EPPG, não cabendo quaisquer reclamações ou recurso posterior.

 

12.4 É de absoluta obrigação do candidato manter-se informado sobre datas, locais e prazos fixados no cronograma deste Edital, sendo de sua  total responsabilidade o  prejuízo decorrente da inobservância desses dados.