09

Ago

2018
Seminários

Caminhos Cruzados Entre A Visão Computacional E Visão Biológica

Horário
16h00
Local
Sede FGV - Sala 317

Sobre o Evento

  • Quem: Ricardo Marroquim
  • Onde: Praia de Botafogo, 190 - sala 537
  • Quando: 9 de Agosto de 2018 às 16h

Visão Computacional foi por muitas vezes inspirada na Visão Biológica e Neurociências. Contudo, nas últimas décadas muitos métodos de sucesso foram elaborados buscando inspiração em outras áreas. Com o retorno da Rede Neural Convolucional (CNN), a comunicação entre essas áreas foi reativada de novas maneiras. A Aprendizagem Profunda (Deep Learning) motivou pesquisadores a entenderem melhor o que se passa dentro dessas estruturas neuronais. Abordagens que permitem visualizar e compreender o fluxo de informação nas CNNs podem agora servir de inspiração para estudar o córtex visual biológico. A questão fundamental é: Como os neurônios (artificiais ou biológicos) estão realmente processando informação e comunicando dentro do cérebro?

Nesta palestra darei uma visão geral sobre esses assuntos, e como as pesquisas e avanços em Visão Computacional e Visão Biológica se cruzam. Farei um breve resumo histórico da evolução da visão computacional até chegar no estado da arte atual, e finalmente discutiremos algumas de suas implicações na vida cotidiana. A palestra será realizada em um nível acessível para todos os interessados, não necessitando de conhecimento prévio sobre redes neurais ou neurociência.

*Texto informado pelo autor. 

 

OBSERVAÇÃO PARA VISITANTES: 

A presença é gratuita e não exige confirmação. A FGV não permite a entrada de pessoas vestindo bermuda e/ou chinelos.

Palestrantes

Ricardo Marroquim

Professor Associado do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ

Ricardo Marroquim é Professor Associado do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ. Recebeu o título de mestrado em 2005 e de doutorado em 2008 pela mesma instituição, e em 2009 foi um ERCIM Posdoc Fellow no Visual Computing Lab no CNR-Pisa. Desde 2010 realiza pesquisas na aplicação de computação gráfica na área de bens culturais, e mais recentemente na área de neuro-informática.

Local

Sede FGV - Sala 317

Praia de Botafogo, 190

Botafogo

Rio de Janeiro

Endereço

Praia de Botafogo, 190

Botafogo

Rio de Janeiro

A A A
High contrast