28

Abr

2022
Seminários

Equações Diferenciais Estocásticas: teoria, aproximação e simulação computacional

Horário
16h00 - 18h00
Local
Praia de Botafogo, 190 - sala 537

Sobre o Evento

Muitos cenários de modelagem matemática envolvem um nível inerente de incerteza. Recentemente tem sido uma prática comum incorporar ruído em sistemas determinísticos para representar os efeitos aleatórios e construir modelos mais próximos da realidade. Há um interesse crescente em adicionar termos estocásticos a modelos matemáticos em neurociências, epidemiologia, biologia, física, engenharia, finanças e muitas outras áreas. Neste contexto, as equações diferenciais estocásticas (teoria oriunda do cruzamento de processos aleatórios e equações diferenciais) são amplamente usadas no estudo de fenômenos sujeitos a ruídos e flutuações de natureza diversa, e em situações práticas onde a incerteza desempenha um papel importante. 

Nesta palestra será apresentada uma introdução a estes tipos de equações, suas diversas aplicações e métodos para sua simulação numérico-computacional. Também discutiremos algumas questões atuais de pesquisa na área.

Texto informado pelo autor.

*Aos participantes: não poderão acessar às dependências da FGV usando bermuda, chinelos, blusa modelo top ou cropped, minissaia ou camiseta regata. O uso da Máscara e a apresentação do comprovante de vacinação (físico ou digital) serão obrigatório

Apoiadores / Parceiros / Patrocinadores

Palestrantes

Hugo Alexander de la Cruz

Palestrante:

Hugo Alexander de la Cruz - Possui graduação em Matemática pela Universidad de Oriente (1998), doutorado em Matemática pela Universidad de la Habana (2007), pós-doutorado pelo Institut Mittag-Leffler, Royal Swedish Academy of Sciences, Suécia (2007) e pós-doutorado pelo IMPA-Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2009-2013). Atualmente é Professor e Coordenador da Pós-graduação da Escola de Matemática Aplicada (EMAp) da FGV. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Estocásticas, Análise Numérica, Processos Estocásticos e Simulação Computacional. Desde 2018 é Associate Editor do journal "Applied Numerical Mathematics" (APNUM) da International Association for Mathematics and Computers in Simulation (IMACS).

Local

Fundação Getúlio Vargas

Informações: emap@fgv.br – 3799-5917