Seminários

Uma Nova Gramática Computacional do Português no Formalismo HPSG

Via Zoom

Sobre o Evento

Parsers sintáticos profundos integram a arquitetura de diversos sistemas comerciais de compreensão de linguagem natural, como, por exemplo, o Watson da IBM, estado da arte na área de resolução de perguntas, ou o MedScan, especializado em extração de informações de literatura biomédica. Ao contrário de línguas como inglês e alemão, para citar apenas dois exemplos, o português não dispõe de uma gramática computacional profunda de ampla cobertura com licença de software livre. Visando preencher esta lacuna, iniciei em 20 de fevereiro, no quadro de estágio pós-doutoral e estada como Professor Visitante da FGV EMAp, em colaboração com o Prof. Alexandre Rademaker, a implementação de uma gramática computacional do português no formalismo HPSG, utilizando os sistemas Grammar Matrix e LKB. Esta comunicação tem dois objetivos principais. O primeiro é apresentar os primeiros resultados da pesquisa e os desafios a serem enfrentados na ampliação da gramática. O segundo é mostrar como a engenharia da gramática baseada na modelação matemática do conhecimento linguístico constitui uma frente de investigação científica, desenvolvimento e inovação ainda não suficientemente explorada no Brasil, representando uma oportunidade para pesquisadores da EMAp nos diferentes níveis. Para tanto, traçarei um panorama dos nexos entre o desenvolvimento de gramáticas de línguas naturais com a computação e a matemática, consolidados na linguística computacional e na linguística matemática, campos interdisciplinares há várias décadas estabelecidos.

Após o registro, você receberá um e-mail de confirmação contendo informações sobre conexão no seminário.

Leonel Alencar

Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), vinculado ao Departamento de Letras Estrangeiras e ao Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL). Pesquisador na área da linguística computacional, com foco em teorias linguísticas formais. Licenciado em Português e Alemão pela Universidade Federal do Ceará (1991), com especialização em germanística pela Universität Freiburg (1993), Alemanha, e mestrado em linguística pela Universidade Federal do Ceará (1997). Doutorado em linguística geral e alemã pela Universität Konstanz, Alemanha (2003), com pós-doutorado em 2013 na mesma universidade nas áreas de sintaxe gerativa e linguística computacional. Coordenador do Grupo de Pesquisa Computação e Linguagem Natural (CompLin). Pesquisador do Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREat), do Departamento de Computação da UFC, de 2013 a 2015. Professor Visitante da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas - FGV EMAp no Rio de Janeiro para desenvolvimento de pesquisa pós-doutoral na área de engenharia da gramática no paradigma da HPSG (https://emap.fgv.br/corpo-docente/leonel-figueiredo-de-alencar ).

Via Zoom

Praia de Botafogo, 190