27/01/2021

Aula Magna com o Professor Luis Gustavo Nonato (USP)

Aula sobre "Inteligência De Dados Para Segurança Pública"

A sociedade brasileira enfrenta uma crise de segurança pública cujas causas transcendem as questões puramente criminais. Fatores urbanos como densidade populacional, presença de estabelecimentos comerciais e industriais, localização de bares e restaurantes, fluxo de pessoas, presença de parques, fatores climáticos, além das condições socioeconômicas, influenciam fortemente o padrão e a dinâmica do crime em cada local de uma cidade. Desta forma, uma análise integrada de dados de crimes, infraestrutura urbana, clima e fatores socioambientais é essencial para identificar padrões de crime de forma confiável. Nesta palestra apresentaremos ferramentas de ciência de dados e aprendizado de máquina que permitem a análise conjunta de dados de crimes e variáveis externas, auxiliando órgãos responsáveis pela segurança pública na elaboração de políticas voltadas à prevenção de crimes em áreas urbanas.

• Quando: 11 de Fevereiro de 2021, às 15h.
  • Onde: Via Zoom

Após o registro, você receberá um e-mail de confirmação contendo informações sobre conexão na aula.

Palestrante: Luis Gustavo Nonato - Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado (1994) e doutorado (1998) em Matemática Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, tendo realizado pós-doutorado na University of Utah (2008-2010) e atuado como professor visitante na New York University (2016-2018). Atualmente é professor titular na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência de Dados, Visualização, Processamento Geométrico e Matemática Aplicada.