03/12/2020

Brasileiros influenciando a ciência: Professor da EMAp figura no ranking dos 100 mil cientistas mais influentes do mundo

Quando o assunto é ciência, o Brasil não deixa a desejar. De acordo com o Journal Plos Biology, dos 100 mil cientistas mais influentes do mundo, 600 são brasileiros.

O ranking mundial publicado em 16 de outubro de 2020, elenca os nomes dos cientistas mais importantes segundo os bancos de dados utilizados até 2019.

A pesquisa, "Updated science-wide author databases of standardized citation indicators", conduzida por uma equipe da Universidade de Stanford (EUA), analisou as citações da base de dados Scopus, que atualiza a posição dos cientistas levando em consideração seu impacto ao longo da carreira e, também, ao longo de um único ano.

Ainda que o número de pesquisadores corresponda a apenas 2% do total analisado, é motivo de grande honra para o país ter seus pesquisadores sendo reconhecidos internacionalmente. A pesquisa científica brasileira abre caminhos e ganha espaço no cenário acadêmico mundial.

No portal Plos Biology é possível acessar o estudo livremente, realizar o download das tabelas e conferir os nomes dos 100 mil cientistas mais influentes do mundo.