César Camacho recebeu placa comemorativa em evento na Unicamp por suas contribuições à Matemática brasileira
O professor Camacho recebeu a placa na segunda-feira (4) | Foto: SBM
O Diretor da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp), César Camacho, foi homenageado no Workshop em comemoração aos 55 anos da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O pesquisador presidiu a entidade por dois mandatos, de 1987 a 1989 e de 1991 a 1993.
A cerimônia ocorreu na última segunda-feira (2) no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp, sede do evento. O workshop está celebrando as conquistas da SBM e conta com a presença de nomes de destaque no cenário acadêmico para debater os desafios futuros da área no Brasil.
Além de ocupar o cargo de direção da FGV EMAp, Camacho é pesquisador emérito do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), onde também fez parte da diretoria entre 2003 e 2015. O peruano é uma das principais referências do continente nas áreas de Análise Qualitativa de Equações Diferenciais Complexas e Sistemas Dinâmicos.
Honrado pela homenagem, Camacho lembrou do papel da SBM de unir as iniciativas no ramo das Ciências Matemáticas e mantém o desejo de seguir contribuindo para a sua evolução.
“É uma enorme satisfação ver esse reconhecimento de parte dos colegas da comunidade científica de matemática. São 55 anos que estão sendo celebrados pela SBM. Para mim, tem sido um prazer contribuir com a melhoria das suas atividades”, agradeceu Camacho.
Camacho é Diretor da FGV EMAp desde 2018 | Foto: SBM
Pesquisador titular do IMPA, Roberto Imbuzeiro foi encarregado de entregar uma placa comemorativa a Camacho. “Essa placa é somente uma pequena parte de nosso agradecimento ao César por todo serviço prestado à SBM e à matemática brasileira. Ele realmente tem uma importância fundamental para a evolução da Sociedade”, declarou o diretor da SBM na gestão da Presidente Jaqueline Mesquita.
Yuri Saporito, professor associado da FGV EMAp, destacou o papel fundamental de César Camacho na consolidação da Escola como uma das principais referências do Brasil na formação de profissionais em Matemática Aplicada e Ciência de Dados, com ênfase em aplicações de Inteligência Artificial.
O atual diretor da FGV EMAp também permitiu que a Fundação ampliasse sua influência por todo o Brasil. Em 2017, Camacho foi um dos criadores do Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciências (FGV CDMC), que seleciona jovens estudantes com potencial na disciplina e oferece a chance de possibilidade de realizar estudos nos cursos de graduação e pós-graduação.
“Dentro desse Centro, há um Programa de Talentos, que seleciona pelo Brasil inteiro alunos de excelente desempenho matemático. O Programa aumentou de forma vertiginosa. É um trabalho que foi idealizado pelo César ao chegar na FGV que tem um impacto muito grande. A gente vê na sala de aula o quanto os alunos são excelentes e tentamos inseri-los em programas de pesquisa, até pensando em Mestrado e Doutorado”, explica Saporito.
O pesquisador Yuri Saporito marcou presença no Workshop | Foto: SBM
Colega de Camacho dos tempos de IMPA, o professor Claudio Landim reforça o quanto o pesquisador luta para estreitar relações entre instituições, pois a colaboração científica é essencial para novas descobertas e resultados em qualquer área da ciência.
“Foi um privilégio trabalhar com o César em todos esses anos. Aprendi muito com seus ensinamentos e procurei utilizá-los em todos os projetos que desenvolvi desde então”, comentou.
Camacho presidiu a SBM nas décadas de 1980 e 1990 | Foto: SBM
Além de Camacho e Saporito, a FGV EMAp está representada pela professora Maria Soledad Aronna no Comitê Científico do Workshop.