19/12/2024

FGV EMAp reúne especialistas de destaque na interface entre matemática e finanças

Grandes nomes da área estiveram presentes no Research in Options (RiO) 2024

O evento reuniu pesquisadores, matemáticos e profissionais de todo o mundo | Foto: FGV EMAp

O evento reuniu pesquisadores, matemáticos e profissionais de todo o mundo | Foto: FGV EMAp

A FGV EMAp voltou a sediar um dos principais eventos globais sobre matemática e finanças do mundo. Dessa vez, a Escola recebeu a 19ª edição do Research in Options: RiO 2024, que contou com a presença de importantes especialistas da área. 

A programação contemplou palestras acadêmicas e minicursos, com a participação de nomes como Mohammad Fesanghary e Bruno Dupire, da Bloomberg, e Ryan Donnelly e Teemu Pennanen, do King’s College London, que abordaram temas como estratégias de liquidez, mercados financeiros incompletos e processos estocásticos com memória.

Segundo o professor Rodrigo Targino, da FGV EMAp e um dos organizadores do evento, a conferência foi uma oportunidade única para a comunidade da Escola: “Ao sediar um evento dessa magnitude no Rio de Janeiro, damos aos nossos estudantes a chance de interagir com pesquisadores que encontrariam em conferências internacionais de alto padrão, reforçando a posição da FGV EMAp como referência em finanças quantitativas”, explicou.

O professor Rodrigo Targino atua utilizando métodos Estatísticos (Bayesianos) em gestão de riscos financeiros e atuariais | Foto: FGV EMAp

O professor Rodrigo Targino atua utilizando métodos Estatísticos (Bayesianos) em gestão de riscos financeiros e atuariais | Foto: FGV EMAp

Momentos marcantes e contribuições

O RiO 2024, realizado de 4 a 8 de dezembro, trouxe momentos de destaque, como a palestra de Julien Guyon, da École des Ponts ParisTech, que apresentou avanços em sua pesquisa sobre calibragem conjunta de opções, tema que lhe rendeu o prêmio Quant of the Year em 2024. Além disso, o evento marcou o lançamento do livro Convex Stochastic Optimization, de Teemu Pennanen, e do curso de Especialização em Finanças Quantitativas e Riscos, que terá início em 2025.

“Ao longo das edições do RiO, é fascinante observar como as contribuições científicas se constroem de forma incremental, refletindo anos de trabalho contínuo. Essa troca de conhecimento é essencial para o avanço da área”, destacou Targino.

Parcerias e impacto na comunidade

Além da organização da FGV EMAp, o evento teve apoio da FAPERJ, da Bloomberg e de instituições como a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e consolidou o papel do Brasil como um centro de excelência em matemática aplicada às finanças.

Importantes temas de matemática e finanças foram discutidos nas palestras e minicursos | Foto: FGV EMAp

Importantes temas de matemática e finanças foram discutidos nas palestras e minicursos | Foto: FGV EMAp

“Um dos legados desse evento é mostrar às novas gerações as inúmeras oportunidades na área de finanças quantitativas, que vão da pesquisa acadêmica ao mercado financeiro”, reforçou Targino. Para o futuro, a FGV EMAp busca continuar promovendo eventos que conectem pesquisa de ponta com demandas do mercado, incentivando colaborações interdisciplinares e consolidando seu protagonismo no cenário global, como o Applied Inverse Problems (AIP) 2025, que será realizado de 28 de julho a 1º de agosto de 2025.

Balanço de 2024

Além de sediar o RiO 2024, a FGV EMAp recebeu, em julho, a 12ª edição do Congresso Mundial da Bachelier Finance Society, um dos maiores eventos da área de matemática e finanças. “O ano de 2024 foi extremamente produtivo para a área de finanças quantitativas da FGV EMAp. O Congresso Mundial da Bachelier Finance Society contou com mais de 300 palestrantes. Como sempre, foi um grande prazer recepcionar nossos amigos e colegas de profissão”, comemorou o professor.

A A A
High contrast