Tulio Koneçny, aluno da Escola, apresenta jogos de tabuleiro como uma forma lúdica de ensinar Matemática ao público
De hoje (5) a sábado (7), o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) promove a 3ª edição do Festival Nacional da Matemática (FestMat), no Rio de Janeiro. O evento está sendo realizado na Marina da Glória, Zona Sul do Rio, e é aberto a todos os públicos, com o intuito de apresentar a disciplina de forma lúdica e atraente.
A Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp) está representada no FestMat 2024 por Tulio Koneçny, aluno que cursa o Mestrado em Modelagem Matemática na instituição.
Aos 23 anos, o pesquisador é o idealizador do site “Matemática É Para Todos”, criado justamente com o objetivo de aliar o conhecimento em Matemática com diversão. Jogos de tabuleiros gigantes, peças de LEGO que formam imagens simétricas, jogos digitais de ficção científica e partidas que misturam realidade virtual com cartas são os atrativos do estande comandado por Tulio no evento.
São diferentes jogos disponíveis para o público | Foto: FGV EMAp
Para ele, o mundo dos games palpáveis, materiais, de tabuleiro e de cartas é uma excelente maneira de atrair a atenção do público no evento desta semana.
“Espero poder compartilhar a paixão pela Matemática de uma forma acessível e divertida. A Matemática não precisa ser intimidante ou complicada; ela pode ser interativa, envolvente e, acima de tudo, inclusiva. Através dos nossos jogos educativos, queremos inspirar professores e alunos a verem a Matemática sob uma nova perspectiva, destacando sua aplicação no cotidiano e em diversos contextos lúdicos”, explica Tulio, que recebeu o convite da organização e terá seu estande no FestMat para as apresentações nos três dias.
Orientador de Tulio, Guilherme Tegoni Goedert está acompanhando as apresentações no FestMat. Para o professor de Matemática Aplicada da FGV EMAp, a participação do seu pupilo é fruto de sua paixão pela criação de novos materiais didáticos, como os jogos de tabuleiro.
“A paixão do Tulio tem sido em criar jogos que desenvolvam habilidades matemáticas e mudem a dinâmica em sala de aula, mostrando que a Matemática pode, sim, ser divertida e não é um bicho de sete cabeças. Agora, estamos trazendo esta metodologia para a sala de aula e avaliando o seu impacto no ensino em colaborações em algumas secretarias estaduais de ensino. Além das versões dos jogos que todo professor pode imprimir e trazer para sua turma, vamos aproveitar o festival para trazer alguns jogos com tabuleiros gigantes e em realidade virtual”, revela o docente da Escola.
O representante da FGV EMAp no evento foi descoberto pelo programa Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciências (CDMC), criado para identificar nas escolas públicas do Brasil jovens talentos com capacidade especial para o aprendizado da Matemática. Do Espírito Santo, Tulio teve a oportunidade de estudar na Escola e alcançar o patamar atual que chegou em pesquisa e ensino.
Para Guilherme, é extremamente gratificante respaldar alunos como Tulio em eventos da magnitude do FestMat e observar que o investimento da instituição trouxe o resultado esperado.
“O Tulio tem um dom de criar atividades matemáticas tão divertidas para jovens estudantes e acessíveis a qualquer sala de aula. Isso mostra o efeito cascata que bons programas de educação podem ter, e que estamos no caminho certo. Espero soluções cada vez mais criativas e divertidas no futuro do Tulio, e que todos possam aproveitar as atividades no Festival”, encerra o professor da FGV EMAp.
Tulio é graduado na FGV EMAp e atualmente faz Mestrado na Escola | Foto: FGV EMAp
Com o tema “Matemática é inovação”, o FestMat 2024 está oferecendo experiências que unem criatividade e tecnologia. A programação deste ano conta com apresentações de projetos, palestras, minicursos, mesas-redondas e outras experiências das mais diversas áreas da Matemática. A proposta ambiciosa do FestMat tem se mostrado bem-sucedida. Em 2017, o festival recebeu 18 mil pessoas e, há dois anos, foram 14 mil participantes, incluindo estudantes e professores. A expectativa é que a terceira edição do evento também seja um sucesso.
Por exemplo, os visitantes podem participar de um atelier 3D, onde é possível dar vida aos desenhos, participar de uma experiência musical que convida o público para manipular frações, BPM e frequências para criar novas melodias e até viver experiências educativas em jogos de tabuleiro e cartas.
O primeiro dia de evento é exclusivo para escolas públicas e privadas previamente cadastradas. No dia 6, o espaço continua aberto para escolas até às 12h (horário de Brasília), quando os portões abrem para o público em geral, assim como será no feriado de 7 de setembro. Para garantir a entrada gratuita, basta se inscrever no site do Festival.