A matéria sobre epidemiologia matemática, publicada pelo Jornal Valor Econômico no último dia 14/8/23, traz a análise do pesquisador Claudio Struchiner, da FGV EMAp, sobre a possibilidade de pesquisas e estudos serem capazes de prever a evolução de novos vírus e surtos ou se apenas ajudarão a lidar de maneira mais adequada com eles.
A pandemia de covid-19, surtos como o de H1N1 e o de ebola, evolução das ferramentas computacionais, digitalização da informação e da própria biologia - como o sequenciamento viral - são algumas das razões apontadas por pesquisadores da FGV EMAp para os avanços da epidemiologia matemática nos últimos anos. E esse movimento será importante nesta preparação para uma provável nova pandemia.
Nesse sentido, ocorre de 14 a 17 de agosto de 2023, na FGV, a primeira edição do evento científico "International Colloquium on Mathematical Modelling in Epidemiology", que se propõe a reunir a comunidade de pesquisadores brasileiros e internacionais na área de Modelagem Epidemiológica. A lista de palestrantes tem nomes como John Edmunds pesquisador da London School of Hygiene and Tropical Medicine, que foi consultor do governo britânico na pandemia de covid-19 e Mauricio Santillana, da Universidade de Harvard.
Leia a matéria na íntegra aqui.