Além de apresentar um pôster no Inted, Tulio Koneçny foi convidado para expor seus jogos em um stand exclusivo do evento
Tulio já desenvolveu 23 jogos educativos de matemática e é autor de livro sobre o tema | Foto: FGV EMAp
A paixão por jogos educativos e pela matemática vai levar Tulio Koneçny, mestrando da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp), à Espanha. O capixaba teve poster aceito no 19º International Technology, Education and Development Conference (Inted), que ocorrerá de 3 a 5 de março em Valência. Reconhecido como um dos principais congressos europeus voltados para educação e tecnologia, o Inted reúne pesquisadores de todo o mundo para apresentar e debater avanços na área.
Embora tenha participado de muitos eventos acadêmicos no Brasil, esta será a primeira vez que o mestrando em Matemática Aplicada e Ciência de Dados irá participar de um congresso internacional. “Essa será uma experiência enriquecedora para entender diferentes realidades e pensar em como adaptar essas ideias para o nosso contexto, especialmente na educação pública, que é onde atuo”, afirma.
O interesse de Túlio por jogos educativos vem desde a graduação, também concluída na FGV EMAp. Nesta época, ele chegou a desenvolver 17 jogos, que agora já somam 23. A meta, porém, é continuar expandindo esse repertório e chegar à marca de 50 jogos.
“A formação de excelência que a Escola proporciona fornece toda a base necessária para alcançar meus objetivos. Esta oportunidade de estar lá fora, apresentando nosso trabalho e conhecendo de perto as inovações da área, só foi possível graças ao suporte oferecido, tanto na graduação quanto no mestrado”, ressalta.
Tulio representou a FGV EMAp no Festival Nacional da Matemática (FestMat), em setembro de 2024 | Foto: FGV EMAp
Além de apresentar suas contribuições teóricas na utilização de jogos como ferramenta de ensino, Tulio também foi convidado a expô-los em um estande exclusivo, no qual visitantes poderão conhecer na prática como eles funcionam.
“A conferência não se limita apenas à apresentação de pesquisas. Ela também aborda a criação de materiais didáticos, organização de professores, desenvolvimento de livros e jogos, além do uso de tecnologias emergentes, como realidade aumentada, virtual e impressão 3D, aplicadas à educação”, explica.
O Inted é um dos poucos congressos que conta com uma sessão exclusiva para a discussão sobre jogos, destacando seu caráter inovador | Foto: Reprodução/Site Inted
Próximos passos
Além de criar os jogos, Tulio também se dedica a compreender o impacto deles na aprendizagem. Por isso, em seu mestrado ele busca mensurar como o uso dessa tecnologia influencia o aprendizado dos alunos. Em uma pesquisa inicial, ele acompanhou, durante cerca de um mês, alunos dos anos finais do fundamental e também do ensino médio. Com os resultados consolidados, o mestrando agora irá expandir esse estudo para abranger todo o ano letivo desses alunos.
Tulio também tem investido na produção de livros educativos sobre jogos e matemática. O livro de estreia, intitulado “Jogos Educativos em Matemática: uma proposta diferente para os ensinos fundamental e médio”, é resultado de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Matemática Aplicada. Ele pode ser baixado gratuitamente no site do autor: Matemática para Todos. Lá também estão disponíveis os jogos que ele criou, que são destinados a estudantes dos ensinos fundamental e médio.
O mestrando disponibiliza os materiais em seu site: matematicaeparatodos.com | Foto: Reprodução
O segundo e o terceiro livros do mestrando da FGV EMAp também já estão encaminhados, e são compilações de jogos – originais ou adaptações de clássicos – acompanhados de guias para professores, materiais complementares gratuitos e listas de exercícios para reforçar o aprendizado.
“Outra novidade é que estamos desenvolvendo jogos que não são apenas educativos, ou seja, eles podem ser jogados também em casa, de forma independente. O aluno pode gostar do jogo e querer levá-lo para casa, jogando com a família, como se fosse um jogo tradicional”, finaliza.
Tulio está no segundo ano do Mestrado | Foto: FGV EMAp
Leia também: Aluno da FGV EMAp cria jogos para auxiliar no ensino de Matemática