Pós-Graduação

Mestrado em Modelagem Matemática

Duração do curso
2 anos
Período de inscrição
16/08 a 30/11/2021

O curso de Mestrado em Modelagem Matemática da FGV EMAp tem uma abordagem inédita, mesclando conhecimentos de Ciências da Computação e de Informação à Matemática Aplicada, com aplicação nas ciências sociais, econômicas, biológicas e na área de saúde.

O mestrando desenvolve a capacidade de analisar cenários e fica apto a dar suporte na tomada de decisão em situações que exigem o uso intensivo de dados e informações. Além disso, se for do seu interesse, pode se tornar um excelente pesquisador ou lecionar em cursos de nível superior.


PÚBLICO-ALVO

Graduados em Matemática, Estatística, Matemática Aplicada, Computação, Engenharia, Física, Economia e áreas afins, que desejam atuar com pesquisa científica e tecnológica, que queiram continuar sua formação acadêmica ou almejem realizar o Doutorado.


OBJETIVO

O curso possibilita ao mestrando desenvolver a capacidade de analisar cenários e dar suporte à tomada de decisões em situações de uso intensivo de dados e informações, além de ter o objetivo de formar excelentes pesquisadores na área.

Sobre o curso

Linhas de Pesquisa

Esta linha de pesquisa se iniciou mundialmente com desenvolvimento da Probabilidade e a construção formal do Movimento Browniano no início do século XX. Essa é provavelmente uma das áreas da Matemática com as mais aplicações no mundo real. Do ponto de vista teórico, estamos interessados no estudo das Equações Diferenciais Estocásticas e na incorporação de path-dependence em diversos aspectos da teoria.

Além disso, outro aspecto dessa linha é a resolução numérica das equações diferenciais, em particular aleatórias (RDEs) e estocásticas (EDEs). A teoria de EDEs e RDEs são temas, no cruzamento das equações diferenciais e processos estocásticos, com uma ampla variedade de aplicações na modelagem de fenômenos e situações práticas em que as grandezas de interesse estão sujeitas a perturbações aleatórias. Uma vez que obter soluções dessas equações é raramente possível, muita atenção é dada à construção e estudo de métodos de aproximação, com boas propriedades qualitativas, para a integração e simulação das mesmas

A Teoria de Controle Ótimo estuda problemas de Otimização cujas variáveis de estado estão sujeitas à equações diferenciais (ordinárias ou parciais) cujas dinâmicas dependem de uma variável de controle, enquanto a Otimização Estocástica é focada no estudo de problemas de otimização envolvendo incertezas modeladas por um processo estocástico. Um problema de otimização estocástica é em geral formulado usando medidas de risco condicionais.

Nesta linha de pesquisa estudam-se modelos e métodos matemáticos com foco em aplicações em problemas de Finanças, Economia e Ciências Atuariais. Para aplicações em Finanças e Economia os projetos de pesquisa são usualmente baseados em técnicas envolvendo Cálculo Estocástico e/ou Equações Diferenciais Parciais, já as aplicações em Ciências Atuariais, como cálculo de Reservas, tendem a utilizar modelos estatísticos de regressão ou séries temporais.

Epidemiologia matemática é uma disciplina de matemática aplicada com mais de um século de tradição, e que incorpora ideias e métodos de diferentes ramos da matemática na representação e análise de seus objetos de estudo.

Na EMAp, o grupo de Epidemiologia Matemática estuda como as informações sobre como as doenças transmissíveis podem ser tratadas do ponto de vista quantitativo, de forma distinta das clássicas técnicas estatísticas bem conhecidas no meio médico. Além disso, os projetos requerem uma noção básica sobre as suposições biológicas e os modelos matemáticos que estão por trás dos modelos de infecções e das ferramentas hoje disponíveis para extrair informações biológicas a partir desses modelos.

De forma geral, esta linha de pesquisa se divide em aspectos teóricos, metodológicos e aplicados envolvendo análise de dados. Em particular, os pesquisadores da EMAp estão interessados nos seguintes áreas da Estatística: Estimação de séries temporais em alta dimensão; Modelagem de séries temporais não lineares; Testes não-paramétricos; Simulação Monte Carlo para inferência Bayesiana; Inferência estatística para problemas de otimização estocásticos avessos ao risco ou risco neutros (teoremas do limite central, testes de hipóteses, intervalos de confiança não assintóticos); Testes de hipóteses não paramétricos usando técnicas de otimização convexa.

O objetivo da linha é a exploração e o desenvolvimento de objetos e problemas de pesquisa através de métodos oriundos da aprendizagem estatística de máquinas (Machine Learning) e suas aplicações na análise de dados estruturados e não estruturados. Esta gama de objetos empíricos envolve dados numéricos, categóricos, dados textuais, imagens, grafos, séries temporais, dentre outros. A linha compreende também o desenvolvimento de algoritmos, linguagens e metodologias para manipulação destas bases de dados complexas, em tarefas tais como classificação, regressão, aprendizagem, identificação de agrupamentos (clusters), sistemas de recomendação, otimização, extração e representação de conhecimento, modelização de domínios de conhecimento, mineração de dados, mineração textual, visualização, análise de sentimentos, análise de dados em alta dimensão, criptografia.

Campus FGV Botafogo:

Praia de Botafogo, 190 Rio de Janeiro - RJ. CEP: 22250-900 Telefone: +55 21 3799-5917 E-mail: emap@fgv.br

Ouvidoria FGV

 

Mestrado em Modelagem Matemática

Disciplinas

O Mestrado em Modelagem Matemática da FGV EMAp tem como eixos disciplinares a Matemática Aplicada e as Ciências da Computação e da Informação.

Para a obtenção do título de Mestre, o aluno deverá obter no mínimo 26 créditos, assim distribuídos: um referente à disciplina de Metodologia Científica; pelo menos um pela participação no Seminário de Pesquisas; e no mínimo 24 créditos correspondentes a outras matérias, das quais 12 devem ser de disciplinas centrais. Uma disciplina de 45 horas equivale a três créditos

Inscrições

No formulário de inscrição, além de dados pessoais e de informações sobre sua formação, os candidatos devem apresentar uma carta descrevendo suas razões para se candidatar ao programa e como pretendem aplicar os conhecimentos adquiridos (sugere-se preparar o texto com antecedência e colá-lo no campo apropriado do formulário).

 

Devem também ser enviados os documentos abaixo:

  1. Documento de Identidade;
  2. CPF;
  3. Passaporte (candidatos estrangeiros);
  4. Formulário de inclusão de Nome Social e demais documentos - vide item 5 e anexo III;
  5. Laudo Médico (Portadores de Deficiência) - vide item 4.1.
  6. Curriculum Vitae ou Lattes (http://lattes.cnpq.br);
  7. Diploma de Graduação. Em caso de curso realizado no exterior, o documento deverá ser consularizado pela representação do Brasil (Embaixadas/Consulados) no país de origem do Diploma ou apostilado, conforme convenção de Haia, e apresentada com tradução juramentada;
  8. Candidatos em fase de conclusão do curso de graduação poderão apresentar, para inscrição no processo seletivo, declaração com previsão de conclusão do curso (emitido a menos de 60 dias). Para a efetivação da matrícula será obrigatória apresentação do diploma ou declaração
  9. Histórico Escolar da Graduação;
  10. Histórico Escolar de outros cursos de Pós-Graduação (opcional);
  11. Resultado com a pontuação e classificação nos Exames Nacionais e/ou Internacionais, como ANPAD, ANPEC, GRE e POSCOMP realizados a partir de 2019 (opcional).

Orientações:

  1. Os documentos deverão ser digitalizados, salvos no formato "PDF" e anexados à Ficha de Inscrição;
  2. O tamanho máximo permitido para upload  de cada documento é de 1,5MB;
  3. Não serão aceitas fotos de documentos;
  4. Os documentos que possuem frente e verso ou mais de 1 (uma) página, devem ser digitalizados em um único arquivo (ex.: identidade, passaporte, Diploma etc);
  5. Documentos ilegíveis, incompletos ou fora dos padrões acima estabelecidos invalidarão a inscrição do candidato.

Os candidatos deverão consultar o status da documentação enviada através do site www.fgv.br/processoseletivo/CMMMI, no menu Visão Geral > no link Acompanhe sua Inscrição. Os documentos serão verificados no prazo de 3 (três) dias úteis.

 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

O processo de seleção será dirigido pela Coordenação do Programa de Mestrado e será realizado em 3 (três) etapas de caráter eliminatório: 1ª etapa - Os candidatos ao Programa Mestrado em Modelagem Matemática serão selecionados por uma Comissão de Seleção constituída por docentes do Programa, de acordo com os critérios abaixo especificados: 

  1. Análise documental; 
  2. Desempenho no Curso de Verão;
  3. Entrevista.

Os itens descritos no item – “Critérios de Seleção” – são de caráter eliminatório.

2ª etapa - Aprovação no Curso de Nivelamento (Curso de Verão) O Curso de Verão é obrigatório e a Comissão de Seleção poderá indicá-lo a cursar uma disciplina ou ambas as disciplinas. A Comissão de Seleção condicionará a aprovação do candidato no Processo Seletivo do Mestrado ao bom desempenho no Curso de Verão.  O objetivo do curso é proporcionar ao ingressante uma complementação à formação acadêmica do candidato em Matemática e Informática, favorecendo o aprendizado e o desempenho acadêmico no decorrer do curso.

O curso tem duração de 4 (quatro) semanas com carga horária total de 60 (sessenta) horas.

Tabela edital mestrado

Somente os candidatos classificados nesta etapa serão convocados para a entrevista. 

3ª etapa – Entrevista  As entrevistas de seleção ocorrerão no período previsto no Cronograma de seleção.  Candidatos residentes em outros Estados, poderão realizar a entrevista via Skype. As entrevistas de seleção ocorrerão no período previsto no Cronograma de seleção. O agendamento das entrevistas será realizado por meio de e-mail ou contato telefônico pela Coordenação do Curso. O candidato deverá obedecer a pontualidade para a realização entrevista. Não será permitido acessar as dependências da FGV trajando bermuda, chinelos, camisetas regatas, minissaia, blusa modelo top ou cropped.  Em hipótese nenhuma haverá reagendamento de entrevista em decorrência do não cumprimento das exigências ou quaisquer outros motivos que impeçam a realização da entrevista via Skype, no caso de candidatos de outros Estados.

RESULTADO FINAL

O resultado final da Seleção do Mestrado será divulgado no dia 22 de fevereiro de 2022, através de uma lista em ordem alfabética com os selecionados no Processo Seletivo. Os candidatos aprovados serão contatados pela Escola de Matemática Aplicada – FGV EMAp por telefone e/ou e-mail e deverão confirmar sua intenção de matrícula junto a Secretaria de Registros Acadêmicos – SRA de acordo com o período estabelecido neste documento.

CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA

Para efetivação da Matrícula, o candidato deverá, obrigatoriamente, acessar o site do Processo Seletivo – www.fgv.br/processoseletivo > Resultados > Pré-matrícula e realizar o agendamento para atendimento na Secretaria de Registros Acadêmicos, conforme dia e horário de sua preferência.

  • a.    O período para agendamento está disponível no Cronograma;
  • b.    O agendamento deverá ser realizado com antecedência, em função da demanda de candidatos, disponibilidade de datas e horários;
  • c.    Somente serão atendidos candidatos devidamente agendados;
  • d.    Os candidatos que não cumprirem o horário agendado ou não apresentarem a documentação para a matrícula, conforme estabelecido no edital, deverão aguardar a disponibilidade do atendimento, mediante ausência do candidato seguinte no horário a ele destinado.

A matrícula será formalizada mediante a entrega da seguinte documentação junto à SRA - Secretaria de Registros Acadêmicos:

 

  • a.    Cópia autenticada da Identidade;
  • b.    Cópia autenticada do CPF;
  • c.    Cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Casamento, conforme estado civil; (***)
  • d.    Cópia autenticada do Diploma de Graduação. Em caso de curso realizado no exterior, o documento deverá ser apresentado com a consularização ou o apostilamento, conforme a Convenção de Haia, além da tradução juramentada;
  • e.    2 (duas) fotos 3x4 recentes;
  • f.    Requerimento de Nome Social e demais documentos (item 5);
  • g.    Cópia autenticada do Laudo Médico – vide item 4.4;
  • h.    Cópia autenticada do Passaporte com visto temporário de estudante concedido pela autoridade consular brasileira; (**)
  • i.    Cópia autenticada da RNE; (**)
  • j.    Apólice de seguro no importe mínimo de EUR 30.000 (trinta mil euros) ou US$ 42.000 (quarenta e dois mil dólares americanos); (**)
  • k.    Declaração de Subsistência; (**)
  • l.    Ficha de matrícula preenchida e assinada; (*)
  • m.    Termo de Responsabilidade, assinado; (*)
  • n.    2 (duas) vias do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, assinados; (*)
  • o.    Cópia do comprovante de pagamento referente a 1ª parcela da mensalidade ou valor total pago (quando o pagamento for à vista).

   (*) Disponível no site da Pré-Matrícula; (**) Alunos estrangeiros; (***) Em caso de alteração do nome civil, os documentos de identidade, CPF e título de eleitor deverão estar atualizados, de acordo com a Certidão atual.  

DISPOSIÇÕES GERAIS

O cancelamento de matrícula deverá ser feito pelo contratante, via requerimento protocolado na SRA – Secretaria de registros Acadêmicos. Para faturamento de pessoa Jurídica, consulte nosso atendimento financeiro na Secretaria de Registros Acadêmicos – SRA.  

OPEN DAY - PALESTRA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO

Durante o processo seletivo, a coordenação do Mestrado Acadêmico em Modelagem Matemática promove o Open Day, uma sessão informativa, onde os candidatos interessados no curso têm a oportunidade de conhecer as instalações da Escola, os professores, os programas de pesquisa, além de obter informações mais detalhadas sobre o programa e trocar experiências com alunos e ex-alunos. Palestra gratuita de apresentação do curso Data e horário: 04/11/21 às 18h via YouTube

VALORES

R$ 33.120,00 à vista, ou 3 parcelas de R$ 11.400,00, ou 24 parcelas de R$ 1.500,00.

BOLSAS DE ESTUDO

Os valores e regras de obtenção e manutenção das bolsas sujeitam-se às normas estabelecidas pelas agências públicas de fomento, neste caso, a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / Programa de Excelência Acadêmica). Parcerias com algumas instituições privadas têm possibilitado também, ao longo dos últimos anos, a provisão de algumas bolsas adicionais. A FGV EMAp poderá conceder subsídios de até 100% (cem por cento) da mensalidade, mediante a disponibilidade de recursos, de acordo com a classificação no Processo Seletivo. As bolsas de Mestrado são renovadas, trimestralmente, com base no progresso dos alunos, desempenho e dedicação integral ao Programa.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

EDIFÍCIO SEDE DA FGV Praia de Botafogo nº 190 - CEP 22250-900, Rio de Janeiro, RJ

COORDENAÇÃO DO CURSO Praia de Botafogo nº 190, 5º andar - CEP 22250-900, Rio de Janeiro, RJ

Telefone: (21) 3799-5917/6262

e-mail: emap@fgv.br

Horário de Atendimento: de segunda à sexta, das 08h às 17h

SECRETARIA DE REGISTROS ACADÊMICOS – SRA A/C: Processo Seletivo ao  Mestrado em Modelagem Matemática

Praia de Botafogo, nº 190 / sala 314 – 3º andar

CEP 22250-900, Rio de Janeiro, RJ

Telefone: (21) 3799-5757

e-mail: srarj@fgv.br

Horário de Atendimento: 9h às 18h