Decaimento da energia e comportamento assintótico das soluções de algumas equações da Mecânica dos Fluidos

César J. Niche (IM/UFRJ)

29 de Novembro de 2018 às 15h

As soluções de muitas equações dissipativas da Mecânica dos Fluidos, tais como as de Navier-Stokes, obedecem desigualdades que indicam que a sua "energia" é decrescente no tempo. É natural perguntar, então, qual é a taxa de decaimento e que é o que acontece com a solução quando o tempo vai para infinito. Nesta palestra descreveremos trabalhos recentes nos quais é obtida uma caracterização completa da velocidade de decaimento da energia, para as soluções de uma importante família de equações dissipativas (que inclui às de Navier-Stokes), em função de um único parâmetro associado ao dado inicial da equação.

César J. Niche tem Graduação e Mestrado pela Universidad de la República (Uruguay) e Ph. D. em Matemática pela University of California, Santa Cruz (2006). A sua pesquisa está focada no estudo de algumas Equações Diferenciais Parciais da Mecânica dos Fluidos, tais como as equações de Navier-Stokes, a equação geostrófica dissipativa e similares. Atualmente é o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFRJ.